Carlos Alcaraz é tratado como uma das grandes promessas do tênis mundial e, no Australian Open, ele atingiu mais uma marca de precocidade que mostra todo seu potencial.
O espanhol superou os três maiores nomes do tênis atual - Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic - em relação à idade em que atuou pela primeira vez como um cabeça de chave em um Grand Slam.
Alcaraz é o 31º pré-classificado no Australian Open, aos 18 anos e 8 meses, idade inferior ao do chamado Big 3 em suas respectivas primeiras aparições como cabeças de chave em um Major.
Federer atingiu a condição de forma inédita em Wimbledon 2001, com 19 anos e 10 meses. Nadal foi cabeça de chave pela primeira vez em Roland Garros 2005, aos 18 anos e 11 meses.
Por fim, Djokovic deu início à sua trajetória como pré-classificado em Slams no US Open 2006, com 19 anos e 3 meses.
Carlos fez valer seu papel de cabeça de chave na primeira rodada, passando tranquilo pelo chileno Alejandro Tabilo. Ele encara o sérvio Dusan Lajovic na próxima fase em Melbourne.