Surpresa neste sábado na semifinal do ATP 250 de Belgrado, na sérvia. O poderoso Novak Djokovic, número 1 do mundo, foi derrotado em seu clube e sua terra na semifinal do ATP 250 de Belgrado, na Sérvia, evento sobre o saibro, com premiação de 650 mil euros.
Djokovic, que voltava a jogar em casa oficialmente desde 2011 no primeiro torneio em Belgrado desde 2012, vinha como máximo favorito e buscando a reabilitação da derrota nas oitavas em Monte Carlo para Daniel Evans.
Djokovic tinha três participações em casa com títulos em 2011 e 2009, só havia tido uma derrota em jogo onde não completou desistindo diante de Filip Krajinovic nas quartas.
O sérvio perde sua segunda partida em 14 disputadas no ano onde foi campeão do Australian Open.
Karatsev, por sua vez, consegue sua maior vitória na carreira e emplaca de vez. Ele começou o ano fora do top 100 e fez semifinal em Melbourne perdendo para Nole e depois foi campeão no piso duro do ATP 500 em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele jogará sua segunda final na carreira e encara o italiano Matteo Berrettini, 10º, ou o lucky-loser japonês Taro Daniel, 126º.
O jogo
Djokovic parecia que seria dominador ao abrir 3/0 com conforto. Mas o russo esquentou, confirmou seu serviço, devolveu a quebra e igualou em 3 a 3. O jogo passou a ter games longos e Karatsev quebrou para sacar para o set em 5 a 4. Ele abriu 30 a 0, mas não definiu uma bola perto da rede e Nole cresceu, igualou em 5 a 5 chamando a torcida na capital sérvia. Eis que Karatsev resistiu, tornou a quebrar e dessa vez não titubeou fechando por 7/5 em parcial de 1h09min. Djokovic reclamou da quadra de seu próprio clube pedindo menos quantidade de saibro.
Djokovic esteve entre as cordas na segunda etapa com o russo abrindo 4 a 2. Nole confirmou rápido e em game longo devolveu a quebra. Karatsev teve chances de pular na frente, mas Djokovic foi valente, confirmou e com linda direita fechou o set por 6/4 vibrando muito.
O terceiro set foi dramático com games muito longos e chances pros dois lados. Os dois se salvavam e Karatsev mostrava uma enorme força mental salvando oito breaks, sendo cinco em um game. Ele conseguiu a quebra para abrir 4/3 e Nole abaixou a guarda perdendo rapidamente o game seguinte. A torcida manteve o apoio e ajudou Djoko a salvar um match-point no nono game. Ele encostou no marcador e pressionou o saque do rival tendo chance, mas Karatsev foi firme e frio para fechar na segunda oportunidade e comemorar de forma comedida.
Djokovic aproveitou apenas cinco de 28 chances de quebra e Karatsev foi um pouco mais eficiente, seis de 16 oportunidades.