Ariane Ferreira - Após ser eliminado do ATP Finals com derrota para o sérvio Novak Djokovic, o alemão Alexander Zverev conversou com os jornalistas e relatou que não houve mudança de tratamento por parte de seus colegas de circuito após denuncias de uma ex-namorada.
A russa Olga Sharypova, que namorou Zverev entre 2018 e 2019 e inclusive o acompanhou durante a campanha vitoriosa no Finals de 2018, fez denuncias em seu Instagram e também em entrevista à imprensa de que foi vítima de violência doméstica (física e psicológica) por parte do alemão há três semanas.
Por esta razão, na coletiva de imprensa desta sexta-feira, Zverev foi questionado se notou mudança de tratamento por parte dos colegas para com ele: "Outros jogadores? Eles têm sido bons comigo", disse rindo. "Isso não vai mudar, eles sabem o que está acontecendo", seguiu.
Nesta quinta-feira, Daniil Medvedev foi questionado diretamente sobre o assunto por conhecer Sharypova e porque sua esposa, Dasha, se aproximou de Sharypova de quem ficou amiga no circuito. Na ocasião, Medvedev evitou fazer julgamentos por "não saber a verdade", mas destacou que é "contra a violência de gênero" e a favor de punição: "Eu sou totalmente contra violência doméstica, não preciso nem falar isso porque é absurdo. O que eu sempre digo nestas situações é que quem é vítima deve procurar a polícia e pedir por ajuda. Eu não sei se ela [Sharypova] fez isso ou fará".
Hoje, foi a vez de questionarem o sérvio número 1 do mundo a respeito do tema. Djokovic fez questão de se declarar "totalmente contra" a violência doméstica e optou por ser prudente no julgamento da situação envolvendo o alemão: "Obviamente eu não sei o que aconteceu de verdade. Vamos descobrir no futuro. Mas eu sempre tive uma boa relação com ele [Zverev]".
O sérvio contou aos jornalistas que o ambiente nos vestiários não mudou por causa de Zverev. "Eu não falei com ele especificamente sobre esse caso, mas disse a ele que estou aqui caso precise falar com alguém".
No início da semana, o Tênis News procurou a ATP para saber se diante dos casos planeja a criação de algum protocolo em relação aos tenistas que infringirem em situação de violência doméstica. Por e-mail, a associação limitou-se a dizer que "condena qualquer tipo de violência ou abuso" e ponderou ser de "responsabilidade das autoridades legais a investigação e condenação" de acusados, incluindo tenistas profissionais. A ATP assinala que uma ação a respeito do tema só seria tomada em "caso de condenação".