Atual campeã do US Open, a norte-americana Sloane Stephens, terceira do ranking da WTA, fez a alegria do público presente no Arthur Ashe Stadium e superou a duas vezes vice-campeã do torneio (2011 e 2012) a bielorrussa Victoria Azarenka, 79ª da WTA.
A norte-americana precisou de 1h48 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido um ace contra três da bielorrussa, que cometeu 27 erros não-forçados contra 17 de Stephens, que disparou 19 bolas vencedoras contra 21 de Azarenka.
Firme e muito confiante, Stephens começou a partida pressionando o serviço de Azarenka, que salvou breakpoint na abertura do jogo e acabou quebrada no terceiro game, tentou pressionar, teve uma chance de devolver a quebra no sexto game, salva pelo saque da norte-americana, que fechou o primeiro set com quebra indo à rede
Na segunda etapa, a norte-americana conquistou quebra no quarto game, fez 3/1, mas viu Vika reagir, devolver a quebra na sequência e e virar o placar em 4/3 com quebra no sétimo game. Foi aí, que a organização parou o jogo, pois começou a cair uma chuva em parte do complexo de Flushing Meadows. Mesmo sem chuva na Arthur Ashe, a organização optou por fechar o teto retrátil, o que paralisou a partida em cerca de 10 minutos.
Na volta, Stephens devolveu a quebra de saque, batalhou para confirmar game de serviço em erro da bielorrussa e conquistou quebra crucial para a partida no décimo game, salvando deixada com belo forehand cruzado.
Nas oitavas de final do torneio, Stephens encara a belga Elise Mertens, 15ª, que superou a tcheca Barbora Strycova, 22ª, em duelo de 2h04 de partida pelo placar 6/3 7/6 (4).
Belga e norte-americana se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, há duas semanas na chave em Cincinnati com vitória de Mertens em sets diretos.