Depois de sofrer em sua estreia, o espanhol Rafael Nadal subiu o nível nesta quinta-feira e marcou uma boa vitória sobre o compatriota David Ferrer nas oitavas de final do ATP 500 de Barcelona. Enquanto Rafa busca seu 12° título ali, Ferrer jogou o torneio pela última vez.
Principal nome do saibro catalão e vice-líder do ranking mundial, Nadal aplicou as parciais de 6/3 6/3 sobre David, ex-top 3 e atual 155° colocado, após 1h57 de jogo, derrotando o adversário pela 26ª vez em incríveis 32 jogos entre eles.
Campeão do evento nos últimos três anos, o Touro Miúra anotou sua 60ª vitória na competição, sendo a 17ª de maneira consecutiva.
Visando um lugar em mais uma semifinal, Rafa poderá rever sua vítima na decisão do ano passado, o grego Stefanos Tsitsipas, quinto cabeça de chave. Para isso, Tsitsipas precisa confirmar o favoritismo diante do alemão Jan-Lennard Struff, ainda nesta quinta.
Já Ferrer, convidado da organização e que tem 37 anos de idade, está prestes a pendurar as raquetes. O veterano jogou sua derradeira edição em Barcelona e tem apenas mais um campeonato agendado. Ele se despedirá do circuito daqui a duas semanas, durante o Masters 1000 de Madri, também na Espanha.
O Jogo
Em um dia bastante carrancudo em Barcelona, com momentos de garoa, a quadra se encontrou bastante pesada e lenta na partida. Isso não atrapalhou os games de serviço dos atletas no início, que confirmaram bem seus saques até o sexto game. Ali, Nadal conseguiu a primeira quebra, administrou a vantagem, mas quando foi sacar para fechar o primeiro set, a chuva apertou e os jogadores tiveram que sair de quadra. Na volta, Rafa manteve o embalo, confirmou e largou na frente com um 6-3.
Ferrer parecia ter sentido a paralisação, já que foi quebrado logo de cara no início da segunda parcial. Porém, lutando como sempre, se recuperou, devolveu a desvantagem no quarto game e igualou em 2-2. Entretanto, o ímpeto de David não durou muito. Ele viu o rival superar seu saque mais uma vez na sequência, abrir 4-2 e ainda se sobressair nas devoluções no nono game, fechando a partida com mais um 6-3.
Veja o momento final:
End of an era... 🇪🇸😔@RafaelNadal brings David Ferrer's career at the Barcelona Open to a close with a 6-3 6-3 victory. #bcnopenbs pic.twitter.com/off9pyyirL
— Tennis TV (@TennisTV) 25 de abril de 2019
Jarry mantém o embalo e elimina Dimitrov
Algoz do alemão Alexander Zverev, segundo cabeça, o chileno Nicolas Jarry segue aprontando em Barcelona. Seu mais recente triunfo, que o garantiu nas quartas de final, foi sobre o búlgaro Grigor Dimitrov.
Jogando como lucky-loser, o atual 81° do mundo virou a partida contra Dimitrov, 13° favorito, por 2/6 6/4 7/6(2), em 2h03 de duração. Na próxima fase, ele vai medir forças com o russo Daniil Medvedev, sétimo mais cotado ao título, que passou pelo norte-americano Mackenzie McDonald por 6/3 6/2.