O chileno Gonzalo Lama, 213º do ranking da ATP, frustrou a torcida paulistana e o cearense Thiago Monteiro na semifinal do Challenger de São Paulo, onde o tenista do Ceará buscava sua primeira final de Challenger na carreira.
Em batalha 2h09 o chileno de 22 anos fechou o placar 5/7 6/4 6/2 tendo convertido quatro aces contra seis de Monteiro, que venceu 65% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento do chileno.
Em um jogo duro, em um calor acima dos 30ºC, Monteiro e Lama revezaram no comando do jogo de maneira agressiva e também de muitos erros. Monteiro abriu com quebra no primeiro set, mas não conseguiu manter a vantagem e precisou conquistar nova quebra no décimo segundo game após muita luta.
No set seguinte, Lama foi superior nos momentos importantes, salvou quatro chances de quebra e converteu quebra crucial no sétimo game.
Na parcial final, após três primeiros games de muita luta dos dois tenistas, Lama encaixou uma boa sequência conquistou a quebra de saque no sexto game e oitavo para fechar a partida.
Lama busca seu primeiro título de Challenger na carreira contra o vencedor da partida entre o sueco-carioca Christian Lindell e o norte-americano Ernesto Escobedo.