Roger Federer, terceiro do mundo, fez mais uma grande apresentação e, nesta terça-feira, carimbou seu passaporte para a semifinal do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, disputado no Melbourne Park. Ele aguarda por Novak Djokovic ou Kei Nishikori.
ÚLTIMOS DIAS! Ganhe um super kit do Aberto da Austrália com raquete e tubos de bola!
O suíço da Basileia superou o tcheco Tomas Berdych, sexto colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/2 6/4 após 2h16min na Rod Laver Arena, a principal quadra do torneio.
O tetracampeão do torneio marcou sua 16ª vitória em 22 encontros contra o tcheco e a primeira após duas derrotas seguidas para ele em Grand Slams.
Ele alcança pela 39ª vez as semis de um Major e segue em busca de sua 18ª conquista. Ele joga a 12ª semi no torneio.
Seu jogo de semifinal contra Djokovic, primeiro do ranking, ou Nishikori, sétimo, será na quinta-feira.
O jogo
Berdych saiu quebrando no terceiro game, mas Roger tratou de virar a seguir e o primeiro set seguiu muito disputado e com alto nível técnico. No tie-break Federer jogou tudo, pontos bonitos e eficientes. Saiu com miniquebra em 2 a 0 e sustentou até Berdych errar direita e perder por 7/6 (7/4) em 59 minutos.
Na segunda etapa Roger melhorou ainda mais. Aplicou passada de esquerda para quebrar e rompeu de novo transitando bem à rede para fechar com direita fácil por 6/2.
Na terceira etapa um início lento de Federer. Berdych quebrou em 2/0, mas tomou o empate logo a seguir sem jogar seu melhor. Eles foram game a game, saque a saque até Roger aproveitar chance no 4/4 indo pra cima e fechar com boas idas à rede por 6/4.