Um dos favoritos ao título no ATP 250 de Doha, no Qatar, Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, sofreu em sua estreia em simples no circuito em 2016 e precisou virar contra o compatriota Pablo Carreño Busta, 67º, e agora encara o holandês Robin Haase.
Segundo favorito a competição, Rafael Nadal precisou de 2h para fechar o placar de virada em 6/7 (5) 6/3 6/1 tendo convertido cinco aces contra nenhum de Carreño Busta, que cometeu quatro duplas-faltas contra uma de rafa, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 61% de aproveitamento do compatriota.
Em um primeiro set muito equilibrado, Nadale Carreño tiveram táticas parecidas em sacar firme e colocado tentando definir na segunda bola. Nenhum dos dois tenistas teve o saque ameaçado na disputa, que foi definida no tiebreak, onde Nadal perdeu a consistência e Carreño apresentou mais controle.
Tentando a reação, rafa Nadal entrou em quara no segundo set buscando movimentar ainda mais o rival, que salvou breakpoint no primeiro game, mas foi quebrado no terceiro game e sem ameaçar o compatriota o viu controlar a disputar e conquistar novo breakpoint no nono game fechando a parcial.
O terceiro set começou com Rafa Nadal conquistando a quebra de saque no primeiro game, abriu 2/0 no placar e viu o rival reagir e devolver a quebra de saque no terceiro game. Daí em diante, Carreño Busta chegou a ameaçar o saque do rival no quito game, mas não confirmou nem o próprio saque e acabou eliminado.
Nadal encara na segunda rodada da competição o holandês Robin Haase, a quem enfrentou uma vez no circuito e venceu pela chave de Wimbledon em 2010.