Novak Djokovic, número 1 do mundo, foi praticamente perfeito nesta quinta-feira para carimbar seu passaporte à terceira rodada do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, e agora ficou a uma vitória de garantir a manutenção do topo do ranking da ATP.
O sérvio surrou o russo Andrey Kuznetsov, 88º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 6/0 6/1 6/4 após 1h24min de duração na quadra Rod Laver.
Apenas dois erros não-forçados marcaram a primeira parcial onde o sérvio distribuiu bem o jogo e não deu chances com três quebras e 21 minutos por 6/0, um pneu na gíria do esporte.
Depois de nove games perdidos, Kuznetsov finalmente fez o seu, mas não valeu muito. Nole, agora com sete erros, fechou pro 6/1 em 30 minutos.
Na terceira parcial o russo se animou, aplicou um winner de esquerda e viu o líder do ranking errar para quebrar e abrir 2/0 arrancando aplausos do público. Mas parou por aí. Ele errou quatro bolas no game seguinte e prontamente Novak marcou quatro games seguidos. Bastou manter o saque para concretizar a vaga na terceira fase.
Nole aplicou 28 winners e errou 19 bolas. O asdversário só marcou dez bolas vencedoras e se equivocou em 34.
Djokovic só precisa de um triunfo para garantir o topo ao fim do torneio o que evitaria que Roger Federer o alcançasse. Quadrifinalista da temporada passada, ele busca vaga nas oitavas de final contra o vencedor do espanhol Fernando Verdasco, 33º, e o japonês Go Soeda, 92º colocado.