Roger Federer, número três do mundo, segue firme rumo ao seu sexto título do US Open. Na noite desta terça-feira, o suíço superou o espanhol Roberto Bautista Agut, 19º colocado, para se garantir nas quartas de final do último Grand Slam do ano, em Nova York.
Federer precisou de 1h56min para superar o espanhol, número 1 da equipe que enfrenta o Brasil em São Paulo na Copa Davis, por 3 sets a 0 com parciais de 6/4 6/3 6/2 na abertura da sessão noturna do Arthur Ashe Stadium, a maior quadra do mundo.
Federer alcança a marca do americano Pete Sampras com 71 vitórias em Flushing Meadows empatado também com Bill Tilden. O maior vencedor, com 98 triunfos, é o americano Jimmy Connors.
É também sua 25ª vitória em 26 jogos na rodada da noite do torneio e sua vitória 278 em Grand Slams.
Seu rival em busca de uma vaga na semi será o francês Gael Monfils, 24º, que marcou 7/5 7/6 (8/6) 7/5. São nove jogos entre os dois com sete triunfos do natural da Basileia que levou a melhor no último em Cincinnati, EUA, há duas semanas, em três sets.
Na partida de hoje, Federer abriu duas quebras com conforto, vacilou permitindo que o rival encostasse em 5/4, mas fechou por 6/4. Na segunda etapa ele quebrou cedo e controlou bem a parcial quebrando pela segunda vez com erro de voleio do rival por 6/3. Na parcial final, Roger salvou dois breaks de cara, mais um mais pro fim, conseguiu uma quebra para fazer 4/1 e outra para fechar por 6/2.