Roger Federer, sexto melhor do mundo, está perto de conseguir sua vaga no ATP World Finals de Londres, mas não terá vida para ratificá-la no Masters 1000 de Paris, na França, competição que encerra a temporada regular e começa na próxima segunda-feira no Palais Bercy.
O suíço estreia diante de Kevin Anderson, 20º, ou o russo Mikhail Youzhny, 21º, e já em sua segunda partida, ou oitavas de final, pode encarar o alemão Tommy Haas, um dos pretendentes à vaga no torneio que abriga os oito melhores do ano e que é o 12º melhor do mundo.
Para as quartas, o natural da Basileia poderia encarar Juan Martin Del Potro, quinto da ATP e que vem de final em Xangai, na China, e título no ATP 500 de Tóquio, no Japão. Delpo estreia contra Marin Cilic, 47º e que retorna após suspensão por doping, e um qualifier.
Para a semi, Federer teria encontro marcado com Novak Djokovic, segundo do ranking e que precisa de um bom resultado na França para finalizar o ano no topo do ranking na briga com Rafael Nadal.
O sérvio, campeão em Xangai e Pequim, seus dois últimos eventos, estreia contra um qualifier ou o francês Benoit Paire, 26º. Para as oitavas tem o americano John Isner, 14º, e nas quartas o suíço Stanislas Wawrinka, oitavo.
O Masters francês distribui 2,64 milhões de euros em premiação e é jogado no piso duro e coberto.