X

Semana Guga Kuerten começa no domingo em Florianópolis

Sexta, 05 de junho 2009 às 19:45:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
No próximo domingo, dia 7, pela primeira vez Gustavo Kuerten vai estar acompanhando a final de Roland Garros a distância depois de treze anos participando do torneio.

Guga vai assistir ao jogo na avenida Beira Mar Norte, a partir das 10 horas, junto com o público que o acompanhou durante a trajetória que lhe rendeu cerca de vinte títulos em simples: crianças e jovens que participam da Semana Guga Kuerten, evento patrocinado pelo Banco do Brasil, que envolve uma série de ações competitivas, técnicas e lúdicas que culminam com o jogo-exibição entre um tri e um bicampeão justamente de Roland Garros, Gustavo Kuerten e Sergi Bruguera, no dia 13.

Além de assistir a partida final Guga vai interagir com o público, jogando tênis na miniquadra montada no local. Ao todo o evento vai contar com três ilhas de prática de play+stay fixas e outras itinerantes em toda cidade, com a intenção de dar oportunidade para que as pessoas experimentem a prática do tênis de forma lúdica. Essa inclusive foi uma das reivindicações do tricampeão durante o planejamento da Semana Guga Kuerten, que será realizada até o dia 14 de junho. "Temos que estimular as crianças a jogar tênis independente de resultados. Hoje tem menino jogando já pensando em se tornar campeão. Acho que nesse período eles deveriam brincar 'de ser campeão'.", argumenta Guga.

Amanhã começa o qualifying da Copa Guga Kuerten que recebeu inscrições dos principais juvenis do Brasil e será disputada nas quadras do Lagoa Iate Clube, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. "A Semana Guga Kuerten é um grande evento. Só um grande nome como o Guga dedicaria seu tempo aos jovens e adultos para promover o esporte socialmente, é um belo esforço, ele foi um grande campeão e, portanto, um embaixador importante para nosso esporte", declara Emílio Sánchez, coordenador técnico da CBT que infelizmente não poderá participar do evento, mas justifica que a Espanha estará bem representada com a presença de Sergi Bruguera.

O evento também terá outras ações que também visam o desenvolvimento do tênis como as clínicas com Larri Passos, Jaime Oncins e a palestra com Nuno Cobra Ribeiro; além de capacitação para professores de tênis, outra preocupação de Guga que afirma "que o Brasil precisa ter seu próprio método para ensinar tênis". A Semana Guga Kuerten também conta com atividades sócio-ambientais. Hoje as crianças e adolescentes dos núcleos do Instituto Guga Kuerten deram exemplo ajudando na coleta de lixo no local da abertura do evento no domingo. A questão ambiental também não foi esquecida. No sábado, dia 13, a empresa organizadora do evento, Olé Promo, promove o plantio de mudas de árvores no Parque de Coqueiros para neutralizar a emissão de carbono.
banner
banner
banner