A romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo e atual 1130ª, comemorou e muito sua primeira vitória no circuito em dois anos, ao passar da australiana Arina Rodionova, 114ª, na estreia do WTA 125 de Hong Kong com placar de 6/2 4/6 6/4 em 2h08 de partida.
"Palavras não conseguem descrever a sensação de estar em quadra competindo - e ganhar a minha primeira partida depois de um período tão longo - no esporte que eu amo. Obrigado por todo o vosso apoio e amor, significa o mundo para mim”, escreveu a tenista em sua conta no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
A última vitória de Halep no circuito profissional havia sido sua estreia no WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, em agosto de 2022 diante da russa Anastasia Potapova. Na sequência daquele campeonato, Halep desistiu da rodada seguinte por lesão e três semanas depois foi pega no controle de doping em teste feito na sua derrota na estreia do US Open.
De lá pra cá, Halep enfrentou um processo e foi condenada a 4 anos, numa pena que foi diminuída para nove meses em julgamento no tribunal Arbitral do esporte (CAS). A romena retornou às quadras em março deste ano, com um convite para a disputa em Miami, perdeu na estreia para a espanhola Paula Badosa. A romena ainda tentou jogar um ITF em Paris e caiu na estrei em maio.
Hong Kong é seu primeiro torneio desde então e na sequência da campanha, Halep enfrenta a russa Anna Blinkova, 78ª, que venceu a qualifier tailandesa Peangtarn Plipuech, 446ª, em 6/1 6/2.
Blinkova e Halep nunca se enfrentaram no circuito profissional.