A bielorrussa vice-líder da WTA, Aryna Sabalenka, iá disputar o WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos, que tem início da disputa da chave principal nesta quarta-feira, porém com condições pré-determinadas com torneio e WTA.
Na última segunda-feira, de acordo com informações da imprensa de Belarus e dos Estados Unidos, o companheiro de Sabalenka, o ex-jogador de hóquei no gelo Konstantin Koltsov, faleceu repentinamente.
Koltsov tinha 42 anos, nenhuma doença prévia conhecida segundo fontes da imprensa bielorrussa, e estava em Miami onde morava com a tenista.
Mesmo de luto, Aryna Sabalenka optou por jogar o Miami Open, informa o Tennis Channel, canal norte-americano. De acordo com o canal, Sabalenka acertou com WTA e Miami Open que não cumprirá nenhum compromisso de mídia do torneio e, portanto, não concederá entrevista coletivas tanto no 'dia da imprensa' como prévia ou posteriormente a seus jogos.
As entrevistas coletivas são obrigatórias para o atletas, desde que haja pedido de dois ou mais veículos de mídia. Já o 'Media Day' (Dia a Mídia) é obrigatório nos torneios de nível 1000 a todos os oito principais favoritos das chaves. O não comparecimento a estas atividades pode acarreta multas aos atletas.
Como Sabalenka acordou o não falar com a mídia, a atleta entra no torneio em condições de exceção no tênis e por isto não deverá ser multada.
A informação do Tennis Channel não confirma, mas Sabalenka não deve conceder entrevistas em quadra também.