A tcheca Peta Kvitova, 12ª da WTA, está na grande final do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos, após frustrar a grande campanha da romena Sorana Cirstea, 74ª, e busca título inédito contra a embalada Elena Rybakina.
Jogando sua 20ª semifinal de torneio em nível WTA 1000, Kvitova manteve a calma em momentos de tensão e precisou de 1h43 para fechar o placar em 7/5 6/4 tendo convertido sete aces contra quatro da romena, que cometeu uma dupla-falta contra três da tcheca, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento de Cirstea.
A partida foi marcada po muita agressividade das duas tenistas, que foram vencendo pontos nos saques das rivais. Tabalhando bem com bolas na paralela, Cirstea abriu 5/2 após conquistar queba no 6º game, mas viu a tcheca salvar dois setpoints no 9º game, devolver a quebra e virar o set com cinco games vencidos em sequência com nova quebra no 11º game.
Motivada pela virada aplicada no primeiro set, Kvitova abriu o segundo set com quebra, aplicou o chamado 'pneu moral' vencendo seis games consecutivos, abriu 2/0 e administrou a vantagem.
Na grande final, Kvitova encara a embalada cazaque Elena Rybakina, 7ª, que vem fazendo uma grande temporada.
As duas tenistas se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e cada uma venceu um dos confrontos. Este ano, Kvitova venceu a cazaque em partida válida pela segunda rodada do WTA de Adelaide, que também é em piso rápido como o torneio de Miami.