X

Nardini explica ausência de final de Bia Maia da TV após críticas

Domingo, 12 de junho 2022 às 15:48:47 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Através do narrador principal de tênis da ESPN dos canais Disney, Fernando Nardini, foi dada a explicação sobre a ausência da televisão da final deste domingo de Bia Haddad Maia no WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra.



A decisão passou no Star+, aplicativo pago dos canais Disney, gerando críticas da comunidade tenística incluindo de jornalistas especializados na modalidade. Bia alcançou o feito histórico com o título, o primeiro WTA de sua carreira, primeiro deste tipo de evento do Brasil após sete anos e primeiro na grama desde Maria Esther Bueno em 1968.

"Diante de tanta gente curiosa achando soluções e achando que as coisas em TV e em direitos se resolve apertando um botão vamos a mais uma sessão de explicações sobre direitos, deveres, processos, produção, etc", disse Nardini.

"Primeiro ponto: a ESPN no Brasil recebeu direitos de WTA, após a aquisição do pacote global pela matriz, com a orientação de exibir no streaming. Investiu-se em direitos de tênis entre outras cousas, para disseminar o streaming. Trata-se de uma estratégia, tv a cabo tem perdido assinantes mundo afora. Sim, a plataforma está no ar e ainda apresenta falhas, que devem sempre ser apontadas por quem paga e resolvida por quem vende. ATP e WTA estabeleceram acordos distintos com a empresa, o masculino exige exibição de uma carga X de horas em tv, o que se faz SEMPRE é exibir muito mais do que manda o contrato e exibir também o feminino em torneios grandes o que, repito, não tem obrigatoriedade e nem deveria ser feito segundo orientação conforme dito acima. No caso específico de Nottingham e a conquista histórica da Bia. Evidentemente a classificação veio no sábado, escalas são montadas com pelo menos uma semana de antecedência, nem todos os canais do grupo têm hoje estrutura para exibição programação ao vivo simultânea, de novo, sem contar a orientação prévia de exibir torneios menores no APP. Dito isso, direitos de transmissão vêm e vão. Outras emissoras tiveram direitos do feminino e abriram mão ou não passaram. A ESPN passa, muito mais no Star+, é verdade, mas passa. É chover no molhado dizer, apesar das falhas, que é a melhor e mais barata forma de ser ver tênis. Sim, é uma mudança radical de consumo de conteúdo e as pessoas resistem, tem tv que ainda não se adequa, fica caro pagar as duas coisas, tudo é verdade, mas, como qualquer serviço cabe a cada um ver se vale a pena, se pode pagar, etc. Todas as empresas estão buscando formas de seguir existindo num mundo em que direitos esportivos têm preços cada vez mais irreais e, claro, querem lucrar como empresas que são. Enfim. Em breve será necessário novo fio, eu sei. Este acaba aqui. Bom domingo", disse Fernando Nardini.

Fernando Meligeni, ídolo do tênis brasileiro, semifinalista de Roland Garros em 1999 e ex-top 25, comentarista dos canais ESPN e que forma uma das duplas mais conceituadas de transmissão com Nardini, também alfinetou os críticos e ressaltou a transmissão do Star+ na final de duplas onde Bia busca o troféu ao lado da chinesa Shuai Zhang.

A ESPN hoje tem os direitos e passa todos os torneios do Grand Slam em seus canais e no Star+ e tem os direitos também de todos os Masters 1000 e WTA 1000 passando na televisão e também no APP além de mostrar na televisão boa parte dos ATPs 500 e na maioria pelo aplicativo os torneios ATP 250 mais os WTA 500 e WTA 250.

teninews.com.br
br.jooble.org