A federação Internacional de Tênis (ITF) acaba de emitir um comunicado que está suspendendo provisoriamente a ucraniana Dayana yastremska, 29ª da WTA, por testar positivo em teste antidoping realizado por exame de urina no último dia 24 de novembro.
Segundo o comunicado da ITF a amostra foi recolhida no sistema "fora de competição" e enviada para o laboratório oficial da Agência Mundial Antidoping (WADA) em Montreal, no Canadá. Os testes realizados identificaram a presença de "mesterolona", que está especificada na lista de "substâncias não especificadas" proibidas a qualquer atleta profissional.
As listas de substâncias proibidas para atletas profissionais são determinadas pela WADA e estão disponíveis para consultas publicas no site da entidade. As substâncias proibidas são divididas em categorias, nas quais cada uma possui um tipo de punição específica, de acordo com o código antidoping dos esportes profissionais.
No caso da substância de Yastremska, a suspensão de competição provisória deve ser tomada imediatamente do resultado positivo. Porém, como destaca o comunicado da ITF, a tenista tem "o direito de solicitar ao Presidente do Tribunal Independente convocado para ouvir seu caso para que a Suspensão Provisória não fosse imposta, mas optou por não exercer esse direito até o momento"