Número 1 do mundo e invicto na temporada com 26 vitórias, Novak Djokovic acertou uma bolada em um juiz de linha neste domingo nas oitavas de final do US Open e foi desclassificado durante partida contra Pablo Carreño Busta, da Espanha.
Leia Mais:
Blog - A regra é igual para todos, Djokovic!
O sérvio havia acabado de perder o saque em 6/5 no primeiro set para o espanhol e acabou jogando uma bola para o fundo de quadra, só que acidentalmente acertou um juiz de linha que caiu e foi atendido.
Djokovic foi tentar ajudar e após longa conversa com os árbitros gerais acabou sendo eliminado do torneio de acordo com a regra. Ele perderá a premiação do torneio. Ele defendia oitavas de final e portanto não sofrerá perda de pontos uma vez que o ranking mudou o sistema por conta da pandemia.
O sérvio tinha títulos no Australian Open, ATP Cup, Dubai e Cincinnati e com seu segundo melhor início de temporada só perdendo das 41 vitórias de 2011 e buscava ganhar o 18º Grand Slam para colar em Rafael Nadal (19) e Roger Federer (20).
Na partida ele teve um 0/40 e triplo set-point no 5/4 no serviço de Carreño, não converteu e na sequência caiu e machucou o ombro esquerdo no 5/5 com 0/30, pediu atendimento. Após a pausa acabou quebrado e se frustrou batendo uma bola na tela e jogando outra no fundo de quadra que acertou o juiz.
Djokovic era o principal favorito e deixa o US Open órfão de um campeão de Grand Slam, ou seja, teremos um novo campeão de Major.
O torneio emitiu comunicado explicando a desclassificação de Novak Djokovic. Ele poderá receber mais multas além de perder toda a premiação do torneio, a bagatela de US$ 250 mil, mais de R$ 1,3 milhão: "De acordo comolivro de regras dos Grand Slams, seguindo as ações dele intencionalmente acertar a bola perigosamente e imprudentemente dentro da quadra ou acertar a bola com negligência desconsiderando as consequências , o árbitro geral do US Open desclassificou Novak Djokovic. Por conta de sua desclassificação ele perderá os pontos e o prize money do torneio além de qualquer outra multa que pode ser dada pelo incidente", disse.
HOLY CRAP. Djokovic defaulted after he inadvertently hits a ball and strikes a line judge in the neck. She had to leave. pic.twitter.com/BECdydrKFw
— Mark Armstrong (@ArmstrongABC11) September 6, 2020