O numero 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, voltou a dividir uma transmissão ao vivo no Instagram com seu “guru”, o norte-americano de origem iraniana, Chervin Jafarieh, no qual promovem produtos da empresa de Jafarieh, a Cymbiotika, que prometem fortalecimento cerebral e emocional.
Leia mais:
Novo guru de Djokovic é naturalista e trabalha com ‘medicina’ holística
Na segunda quinzena de abril, Djokovic realizou sua primeira live ao lado de Chervin Jafarieh, a quem chamou de “irmão persa”. Na oportunidade, a dupla falou da “amizade e química” entre os dois e sobre “fortalecimento do sistema imunitário” através de práticas naturais e do “Pai Sol”.
Nesta segunda transmissão, a dupla foi além nos temas holísticos que envolvem saúde física e mental, unindo a parte espiritual. Em dado momento, Djokovic convidou o amigo para falar de como as emoções interferem nos alimentos e até na estrutura das moléculas da água.
“Quando a comida chega ajuda você estar grato por aqui e seus nutrientes. Isso não é mostrado ou ensinado de um modo formal de apresentar a nutrição ou como você deveria comer ou beber. É sobre a conexão de você estar presente e consciente no momento de que você está bebendo água. Há pessoas que acreditam na força de suas orações e emoções, transformam a comida tóxica e até a água mais poluída na água mais curativa. É sobre como você reage“, comenta Djokovic que segue: “Eu realmente acredito nisso e nessa relação. Que é melhor você se sentar à mesa sem câmeras, telefones, coisas pra assistir.. estar no momento”. O número 1 do mundo lembrou de seu avô, que faleceu em 2012: “Ele estava sempre muito quieto enquanto comia e eu não entendia quando criança”.
Jafarieh cita suposto um cientista japonês, Massudo Himoto, que teria efetivado testes com água e apresentado resultados de sua pesquisa que confirma que “as emoções alteram as estruturas das moléculas de água”. Dentro das principais publicações científicas não foi possível, até o momento, encontrar publicações deste mesmo cientista, mesmo que sobre outro tema.
????? pic.twitter.com/ugSFw4koc8
— Harry (@stokaljona) May 6, 2020
Ainda dentro da ‘live’ Jafarieh e Djokovic falaram muito sobre o “Pai Sol” e em dado momento o “guru”, que se apresenta como “alquimista”, surpreende: “Os raios ultra violeta (UV) do Pai Sol podem melhorar nossas reações metabólicas e genéticas” e sugeriu que as pessoas passem o quanto possível de seu tempo “em conexão com o Pai Sol”, no que ele classifica de “conexão pura” numa menção clara ao não uso de “barreiras” como óculos de sol e chapéus.
É importante salientar que a ciência tradicional já conseguiu provar a relação entre a exposição solar sem proteção (roupas, chapéus, óculos e protetores solares) e o desenvolvimento de doenças como câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), retinopatia solar (queimadura da retina), degeneração macular (deterioração da visão central) e tantas outras. De acordo com dados da OMS, 8 de cada 10 casos de câncer de pele no mundo estão diretamente ligados à exposição ao sol, em especial aos raios UV em seus horários de maior incidência.
Jafarieh ainda falou coisas como: “Respirações profundas são importantes para eliminar dióxido de carbono (gás carbônico), metano e outras toxinas”.
Em parte do vídeo, o ‘alquimista’ apresentou um produto intitulado “Golden Mind” (Mente de Ouro), que teria sido desenvolvido em especial para pessoas consumidoras de café. O produto se vende como vegano, sem a presença de componentes sintéticos e cuja composição não está descrita no site da empresa.
O Golden Mind, que arrancou um sorriso do sérvio quando apresentado, garante “Estimular o desempenho mental máximo, mas mais importante, para fortalecer a estrutura do cérebro e proteger contra o declínio cognitivo à medida que envelhecemos”.
And here’s the part where Djokovic’s channel turns into an overt snake oil sales pitch for this guy’s magic potion (which tastes great with coffee!). pic.twitter.com/n7mTNoKxhZ
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) May 7, 2020
Chevrin Jafarieh não se trata de um médico homeopata, uma medicina alternativa regulamentada e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tratamento auxiliar e por vezes alternativo ao químico tradicional de diversas enfermidades. Quando se trata da medicina alternativa da homeopatia, OMS sugere que pacientes e interessados devem procurar médicos formados e regulamentados por órgãos governamentais de seus países. É necessária uma formação para ser médico homeopata.
Jafarieh é um “alquimista”, que transformou sua filosofia de vida pautada em tradições holísticas e naturalismo em uma linha de “filosofia de vida” própria, que concebeu sua empresa, que é massivamente promovida em seus canais pessoais na internet e em ‘lives’ com personalidades como Djokovic.
Segundo o jornalista norte-americano Ben Rothenberg, a transmissão ao vivo de Djokovic e Jafarieh rendeu uma audiência de 446.991 de visualizações.
And by big platform, look at these numbers Djokovic has already gotten for this content.
That’s why it matters what he puts out and espouses and endorses. pic.twitter.com/pIxsAfgCUb
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) May 7, 2020









