X

Australian Open pode ser adiado em uma semana

Sábado, 16 de janeiro 2021 às 15:03:35 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O duplista austríaco Philipp Osvald deu uma informação importante neste sábado. Ele é um dos 47 tenistas que estão sendo obrigados a ficarem em isolamento por 14 dias sem poder treinar, em seu quarto de hotel.



Leia Mais:

Blog - Aberto da Austrália deveria ser adiado ?

Tenistas tentam fugir após isolamento total

47 tenistas ficam em isolamento total após positivo em voos

Que protocolo é esse ?

Bencic em fúria após mudanças de regras de isolamento

 

Ele esteve no voo de Los Angeles com dois membros de times infectados pela COVID-19 no teste realizado em Melbourne, na Austrália. Deste voo foram 24 jogadores e em mais um que partiu de Abu Dhabi foram mais 23 atletas que ficarão em isolamento.

Durante as declarações ao site tennisnet, da Áustria, Osvald informou que na conversa deste sábado com o organizador do Australian Open, Craig Tiley, uma possível adiamento de uma semana do Grand Slam foi posto na mesa. O Australian open está previsto para começar em 8 de fevereiro. 

"Na ligação, o diretor do torneio (Craig Tiley) disse que a programação poderia ser ajustada um pouco. Mas tenho a sensação de que ele só disse isso para tranquilizar os jogadores que estão na difícil quarentena. Sei pela ATP - porque estive em contato com o tour manager hoje - que tudo já está tão apertado e que não há absolutamente nenhum espaço para se mover. Craig Tiley disse que talvez tudo seja adiado por uma semana, mas depois haverá outros torneios. Não é tão fácil", disse Osvald que comentou sobre a desvantagem dele e dos demais que não poderão teinar em quadra durante os 14 dias.

"Para nós, esta é obviamente uma grande desvantagem. Temos que ter certeza de que podemos aproveitar ao máximo e de alguma forma nos mantermos renovados em nossos quartos - especialmente em nossas cabeças. Essa provavelmente será a parte mais difícil. Fisicamente faremos muito com nosso próprio peso corporal, então, muito treinamento de força. Você não tem muito o que escolher no quarto de qualquer maneira. Ainda estou jogando a ATP Cup antes do Aberto da Austrália. Vou sair da quarentena no dia 29 de janeiro e o torneio começará no dia 1º de fevereiro. Ainda faltará uma semana para o Aberto da Austrália. Não posso dizer muito mais agora porque tudo é um novo território. Tudo é uma loucura junto. De alguma forma, também estava claro que algo assim estava por vir."

Osvald confirmou o que Belinda Bencic e outros tenistas disseram, que não estava claro que os jogadores no voo seriam isolados no hotel em caso de positivo durante o voo.

" Eu e 99 por cento de todos os jogadores não sabíamos que, se o caso fosse positivo no avião, todos teriam de ser colocados em quarentena estrita. Normalmente não é esse o caso. Houve 17 voos charter e nenhum dos aviões foi ocupado por mais de 20 por cento. Tínhamos 67 pessoas. Não pensei que seríamos todos presos se um teste desse positivo. Mas você nunca para de aprender. Você não tem muito o que escolher. 

Osvald comentou o caso de Tennys Sandgren que havia dado positivo em novembro passado, deu positivo antes de entrar no voo, em caso onde parece ter sido um falso positivo e acabou autorizado a viajar.

"Já havia diferentes seções no avião e foi garantido que os jogadores se sentassem afastados. Quando Sandgren entrou no avião, eu sabia que ele tinha certeza. Ele havia mencionado isso anteriormente em nosso bate-papo em grupo. Então, de repente, ele veio e pensei: “Nossa, posso usar isso se ele me infectar agora.” Mas achei que você estaria seguro se desse um teste negativo depois de deixar a aeronave. Não achei que todos teriam que ser colocados em quarentena se algum dos passageiros fosse positivo. Isso nunca foi comunicado a nós dessa forma - eu olhei a ficha técnica e as medidas. Claro que você deixou a porta dos fundos aberta em todos os lugares que no final é o Ministério da Saúde quem decide, mas parecia mais que cada caso sendo examinado individualmente. Não foi o nosso caso. Em vez disso, eles colocaram o modelo em todos e disseram que todos são uma ameaça potencial para a Austrália. Em uma teleconferência à tarde, informando que apenas os jogadores de nosso avião estavam presentes, perguntamos se poderíamos nos testar. Segundo a organização de saúde, o período de incubação deve ser de até 14 dias, com a mutação britânica pode ser ainda mais longa. 

Osvald ainda comentou sobre a quarentena com privilégios em Adelaide onde só os tops estão como Rafael Nadal e Novak Djokovic.

"Eu não estou lá, é claro, mas sei que tem havido muita discussão no chat dos jogadores. As condições são muito melhores em Adelaide. Primeiro, os jogadores podiam levar muito mais staff com eles. Medvedev e Zverev, por exemplo, só puderam levar dois supervisores com eles, enquanto Thiem, Nadal e Djokovic vieram com dez pessoas cada um. Eles também têm uma academia em seus hotéis. Assim, você não precisa fazer seus exercícios de condicionamento físico durante o período de cinco horas. Você só tem cinco horas para jogar tênis. Houve uma grande discussão e os outros jogadores também ficaram chateados. Foi então que Djokovic entendeu isso e quis ser como os outros jogadores de Melbourne. Um dia depois, foi dito que tudo já estava organizado para ele em Adelaide."

banner
banner