Após a vitória de João Fonseca, de 18 anos, 158º, Thiago Monteiro, 76º, conseguiu uma baita virada e fez história para o Brasil neste sábado, consolidando a vitória sobre a Bélgica na Copa Davis. Crédito: Green Filmes/CBT
Leia Mais:
Monteiro comemora redenção e corrige gafe de repórter
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
O cearense derrotou Zizou Bergs, 72º e número 1 belga no confronto, de virada por 4/6 7/6 (7/5) 7/5 após 2h43min de duração e garantiu a vitória brasileira no confronto por 2 a 0.
Esta é a primeira vez em cinco duelos que o Brasil derrota a Bélgica na Copa Davis. Nosso país havia perdido as quatro outras em 1960, 1993, 2016 e 2019, três destas fora de casa. É também o primeiro confronto que o Brasil ganha nas finais no novo formado que foi aplicado em 2019. Esta é a primeira vez do nosso time na fase final da competição.
Agora o Brasil busca finalizar o confronto com nova vitória nas duplas com Rafael Matos e Felipe Meligeni que enfrentam Sander Gille e Joran Vliegen. Caso façamos 3 a 0 as chances aumentam de vaga nas quartas de final. A equipe canarinha precisa torcer para uma vitória da Itália neste domingo contra a Holanda para uma vaga nas quartas de final. Com triunfo holandês estaremos eliminados. A Itália se classificou com o resultado para as quartas.
O jogo
Monteiro começou mal o jogo, cometendo erros bobos, talvez um pouco nervoso. Bergs, confiante, aproveitou, saiu quebrando e abriu 2 a 0. O cearense teve chance de voltar no meio do set, mas Zizou se safou e fechou a parcial mais adiante.
No segundo set equilíbrio total com os saques sem serem incomodados. O confronto foi ao tie-break. Monteiro saiu na frente, abriu 4 a 2, fez 6 a 3 e na terceira chance sacou muito bem empatando o duelo para delírio do time brasileiro e da torcida.
O jogo seguiu igual no terceiro set com saques confirmados, Monteiro salvando um segundo game gigante com 15/40 abaixo e o duelo foi seguindo saque a saque até o cearense fazer um belo game, forçar erro de Bergs e depois uma dupla-falta para quebrar e abrir 6 a 5. Ele sacou para a vitória e saiu de 15/30 fazendo a festa brasileira em Bolonha.