X

João Fonseca emplaca 2ª vitória na Copa Davis e põe Brasil na frente da Bélgica

Sábado, 14 de setembro 2024 às 12:08:33 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

João Fonseca, de apenas 18 anos, emplacou, neste sábado, sua segunda vitória na carreira em Copa Davis, e deixou o Brasil na frente em 1 a 0 contra a Bélgica em duelo decisivo pelas finais da competição realizadas em Bolonha, na Itália. Crédito: Green Filmes/CBT



Leia Mais:

Fonseca fará pausa para tratar lesão e define calendário nas próximas semanas

Siga o confronto AO VIVO - Entre em nosso Canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky!

O carioca, número 158 do mundo, derrotou Raphael Collignon, 194º e opção do capitão Steve Darcis, por 2 sets a 1 com parciais de 6/3 6/7 (7/2) 6/3  após 1h50min de duração na quadra dura e coberta.

Este foi o terceiro jogo do jovem brasileiro na competição mais tradicional de nações do esporte. Ele estreou nervoso, mas por pouco não levou o ex-top 5, Matteo Berrettini, 43º, a um terceiro set no duelo contra a Itália. Na quinta-feira fez bonito derrotando o top 70, Botic Van de Zandshculp, algoz de Carlos Alcaraz no US Open, emplacando sua primeira vitória na competição.
Agora Fonseca aguarda o seguimento do confronto. O Brasil pode garantir a vitória com Thiago Monteiro, 76º, duelando contra Zizou Bergs, 72º, que até aqui venceu suas duas partidas na semana contra Flavio Cobolli, 32º, e Tallon Griekspoor, 40º. O terceiro jogo será o das duplas com Rafael Matos e Felipe Meligeni encarando Sander Gille e Joran Vliegen. O Brasil precisa vencer o confronto, de preferência por 3 a 0, e ainda torcer pela Itália contra a Holanda neste domingo. Em caso de derrota, o time nacional estará eliminado.
O jogo
Fonseca entrou confiante e firme. Quebrou logo no quarto game, abriu 4 a 1 e ainda teve um set-point no oitavo game, bem salvo pelo belga. Ele fechou bem no saque por 6/3 em meia-hora de parcial.
No segundo set o belga elevou o nível nos games de saque e pressionou Fonseca com vários 0/30 e 15/30. O brasileiro foi salvando com o serviço, salvou dois set-points no décimo game, teve um 0/40 para quebrar no 5 a 5 e foi a vez do belga ser corajoso para virar o game. O jogo foi ao tie-break e o belga foi mais eficiente, abriu 4 a 1 forçando erro do brasileiro e fechou com bom smash por 7/6 (7/2).

No terceiro set, Fonseca retornou focado, saiu na frente e quebrou com uma dupla-falta do belga após parar para amarrar o tênis antes do serviço. O carioca abriu 3 a 0 e manteve a confiança vencendo por 6/3 sem sustos no set final.

teninews.com.br
br.jooble.org