X

Dicas de Jogo - Ataque e defesa

Quarta, 22 de abril 2015 às 13:25:29 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Ao treinar percebo a necessidade que o jogador tem de aprimorar seus golpes de ataque, sempre querendo bater mais forte. Se pensarmos na dinâmica do jog,o podemos perceber que a defesa do jogador está diretamente ligada ao nível do adversário. Veja mais dicas!



Se o adversário tem um jogo agressivo, rápido com saques fortes, traz a necessidade de você se defender bem com eficiência e rapidez.
Significa que o mais importante para o jogador é a possibilidade de se mantar vivo na partida suportando a pressão do oponente. Quando este falhar ai sim será o momento para virar o jogo e começar a atacar.
Para uma eficiência maior em sua defesa é fundamental que suas bolas sejam sempre profundas mantendo o adversário no fundo da quadra e observar com que frequência o seu ritmo diminui devolvendo bolas altas sem spin pouco profundas ou até no chamado T, que possibilitará o inicio do ataque do oponente.
Faça com seu parceiro de treinos ou professor, os treinos chamados de regularidade que consiste em trocar o maior numero de bolas a cada ponto. Quando chegar a uma boa frequência de trocas, separe as áreas de saque invalidando as bolas que quicarem dentro da área, como fora. Terceiro passo é marcar uma segunda linha de fundo feita com giz, cones, ou riscando o saibro com aproximadamente 1,50m de distancia para dentro da quadra onde só serão validas as bolas que quicarem dentro desta área delimitada.
Outro ponto interessante é você regularizar a altura com que a bola atravessa a rede, aonde aproximadamente 1 metro acima da rede, se torna uma altura segura na passagem da bola, se você perceber, todas as bolas que ultrapassam a rede nesta altura quicam em uma boa profundidade na quadra adversária. No momento que você chegar mal ou atrasado na bola tente focar nesta altura e ver como a bola se mantem profunda impedindo o ataque do oponente.
Quando se sentir confiante neste treino regularidade, inicie os treinamento voltados para ataque.
Combine com o seu treinador exercico de bolas a meia altura na área do centro da quadra para você entrar acelerando, bolas nas extremidades da quadra para você gerar um bom ângulo de colocação, tanto na cruzada como na paralela, aprimorar a colocação e velocidade das bolas na devolução do segundo serviço e smaechs . Enfim fazer um trabalho de transformar as bolas lentas e fáceis em pontos, sempre medindo os erros e acertos para que você tenha a confiança necessária na hora do seu ataque ou defesa.
Bons treinos e ate a próxima dica.

Mande um email para planetchampions@uol.com.br sugerindo qual a próxima dica que você gostaria de receber.

Sobre o PROF. PAULO MUNOZ

Professional da associação americana de treinadores de tênis. Membro da International Tennis Federation (ITF). MEMBRO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 10184. Cursos com Luis Caye (Canadá); cursos Alberto Osetti preparador físico (Argentina); curso cbt nível I, II, III. Treinando atletas desde 1976.

banner
banner