X

Jogue Melhor - Como jogar no meio de quadra ?

Quarta, 30 de julho 2014 às 07:30:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Tenistas durante os treinos visam o aperfeiçoamento dos golpes de fundo e voleios. A maioria esquece dos golpes de meio de quadra, uma parte importante pois com o domínio desta área você terá maior sucesso nos voleios e finalização dos pontos.

Veja mais dicas de treinamento com o Prof. Paulo Muñoz!

Sem o domínio desta jogada acabamos chegando à rede sem confiança devido a facilidade da bola que devolvemos para o adversário, privilegiando a passada dele. É uma bola que precisamos de bastante confiança e perfeição no golpe.

Comece praticando um pouco de voleios com um passo atrás da linha do T ou área de saque, utilize a empunhadura continental para facilitar o controle da bola em ambos os lados.

Feito isso pratique um pouco de voleios com efeitos reversos (slice) para facilitar a bola de aproximação ou o drop-shot.

Em seguida coloque seu parceiro no fundo da quadra e treine bem suas bolas de top spin no T para as subidas vencedoras (winner), utilizando os ângulos ou centralizando a bola.

Leve sempre em conta altura que a bola chega à sua quadra. Em bolas baixas use o efeito reverso (under spin) ou o drop-volley (bate pronto), em bolas mais altas que a rede use o top-spin para uma boa subida a rede.

Para uma subida eficiente utilize a bola paralela ou sobre o corpo do adversário, deixe o cruzado para o drop-shot, a deixadinha ou quando tiver certeza de ganhar 80% do ponto com aquela bola. Para um treino a dois, troque bolas de fundo, e execute a subida sempre que a bola do seu parceiro quicar dentro da sua área de saque.

Depois jogue uns pontos em que você ficará na área do T (o chamado Mata- burro), só praticando a bola de subida, mas sem subir a rede, como se ali fosse a linha de base. Será fundamental jogar bem agachado e com muita movimentação de pernas. Você pode combinar com seu parceiro que cada 1ou 2 games as posições sejam alternadas. Depois finalize com a bola no T mais a subida a rede, medindo em pontos sua eficiência.

Outro fato importante para facilitar a subida à rede é correr junto com a ida da bola para outro lado, como se você estivesse tentando agarrar com a mão a bola que você acabou de rebater, caso você fique esperando a bola cruzar a rede ou quicar na quadra oposta você sempre chegará na rede atrasado.

Boa sorte e bons treinos!

Mande um email para planetchampions@uol.com.br sugerindo qual a próxima dica que você gostaria de receber.

Sobre o PROF. PAULO MUNOZ

Professional da associação americana de treinadores de tênis. Membro da International Tennis Federation (ITF). MEMBRO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 10184. Cursos com Luis Caye (Canadá); cursos Alberto Osetti preparador físico (Argentina); curso cbt nível I, II, III. Treinando atletas desde 1976.
banner
banner