X

Equipamento - Os segredos da Raquete de Federer

Quinta, 08 de março 2012 às 15:31:23 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ricardo Yamaguchi - Bom pessoal, já falamos aqui da raquete do número 1, Novak Djokovic, do número 2, Rafael Nadal, agora falta falar da raquete do terceiro colocado e dono de 16 Grand Slams, certo? Pois vamos lá! Muitas fotos e informações te aguardam, caro leitor!

Leia Mais:
Dicas de Jogo - Customize sua Raquete para Subir de Nível!
A Raquete de Djokovic
O que você pode aprender com a Raquete de Nadal

Como todos sabem, Roger Federer usa agora a Wilson BLX Pro Staff 90 (foto acima). Trata-se de uma raquete muito parecida com a antiga versão, a Wilson BLX 6.1 90, mas o que poucos sabem é que o suíço está jogando com a mesma raquete que usava ano passado, mudando apenas a pintura, algo que o patrocinador faz para que seus jogadores ajudem as vendas dos modelos atuais.

Portanto, vamos analisar algumas fotos da sua raquete anterior, a BLX 6.1 90. Pelas fotos abaixo, podemos ver que a raquete pesa 364g no total( encordoada e com overgrip ). Como já falei por aqui e no meu blog, o alto peso estático é necessário para que os profissionais consigam ter estabilidade suficiente para devolver todos aqueles saques acima de 200 km/h. Além disso, ele também auxilia o jogador a gerar mais potência sem perder o controle.



Mas qual a diferença entre a raquete que ele usa e a vendida nas lojas ? Ele manda suas raquetes para serem customizadas pela Priority 1, de propriedade de Nate Ferguson, que começou trabalhando exclusivamente para Pete Sampras. Lá elas são tratadas com carinho, desde o leather grip que ele utiliza até o encordoamento. Coloca-se chumbo na cabeça( que não aparece nos jogos pois fica embaixo da proteção de cabeça ) para atingir o peso final, respeitando o equilíbrio e o swingweight preferidos por ele.







Nos torneios, ele utiliza um encordoamento que vem ganhando muitos adeptos no circuito profissional e mesmo entre amadores, apesar do seu custo alto: tripa natural nas verticais e poliéster nas horizontais. E porque duas cordas totalmente diferentes? A tripa auxilia o suíço a obter o melhor feel da bola, a ter mais spin nas batidas e mais conforto. A corda de poliéster na horizontal faz com que ele tenha controle e, por causa do material que ela é construída, permite que a tripa natural nas verticais deslize com facilidade, assim auxiliando no spin também. O único porém desse tipo de encordoamento é o valor, altíssimo, e sua baixa durabilidade( estoura muito rápido ). Como Roger não precisa pagar pela corda que usa, pra ele não tem muito problema.



Pra terminar, segue uma foto mostrando 3 antigas K Factor 6.1 90 utilizadas por ele e uma BLX 6.1 90 mais recente: reparem que todas tem exatamente o mesmo peso, algo fundamental para que um tenista profissional top possa se preocupar apenas em jogar.

Um abraço, e bom bate bola!

Para saber mais sobre a raquete de Roger Federer e outros profissionais, visite nosso blog! http://www.equipamentodetenis.com.br/p/raquetes-dos-profissionais.html

Blog Equipamento de Tênis - http://www.equipamentodetenis.com.br
Twitter: @BlogEquipamento
Facebook: http://www.facebook.com/equipamentodetenis

Sobre Ricardo Yamaguchi

Dono do Blog Equipamento de Tênis, Yamaguchi tem 28 anos, acompanha tênis há 20 deles, já foi jogador juvenil e treinou com nomes como Givaldo Barbosa.

banner
banner