Esta minha próxima matéria é na verdade uma dica de treino, que serve para jogadores de todos os níveis.
Primeiramente precisamos elevar o nível da rede, de preferência usando dois cabos de vassoura e uma corda, procure elevar mais ou menos um metro. A corda elevada evita que você erre na rede e mantém sua bola mais funda.
Procure bater algumas bolas por cima da corda para se acostumar com a altura, após alguns minutos vocês podem montar series de trocas de bolas por cima da linha, essas series podem ser montadas de várias maneiras:
3 series de 12 bolas
3 series de 15 bolas
3 series de 18 bolas e assim por diante, conforme o seu avanço.
Nesta foto meus alunos podem jogar em qualquer local da quadra.
Aqui vai uma primeira variação do exercício: os alunos são obrigados a jogar bolas cruzadas de direita, com alguns alvos dividindo a quadra, neste treino eles são obrigados a treinarem: direção (cruzado de direita), profundidade (após a linha do T) e constância, pois são obrigados neste treino a manter pelo menos 15 bolas nesta área.
O mesmo treino que cito acima, fazemos também para do lado esquerdo, nos mesmos moldes.
Aqui vai uma outra variação deste treino que é muito pouco usada. Os jogadores modernos muitas vezes batem a direita (quando destros) do lado esquerdo da quadra, jogando esta bola para o lado esquerdo do adversário, esta é uma jogada muito usada entre os profissionais.
Não podemos esquecer de treinar as paralelas que também são muito importantes. Novamente demarcamos uma área reduzida da quadra e trocamos bolas apenas na paralela, e importante lembrar que na paralela o espaço da quadra fica reduzido, portanto procure dar mais top spin neste treino para não errar no fundo.
Estes treinos podem ser feitos de muitas maneiras e variações, veja algumas dicas:
Livre - não e necessário fazer em series seguidas ou ter que manter a bola após a linha do T, apenas no treino de cruzadas ou paralelas e obrigado a manter a direção;
Livre com profundidad e- não é necessário fazer em series seguidas, porém é obrigatório manter a bola após a linha do T;
Seguido – é obrigatório fazer as series determinadas de maneira seguida;
Seguido com profundidade- este é um dos mais difíceis, obriga o jogador a fazer suas series seguidas e após a linha do T;
Depois de praticar essas variações, tente fazer isso com tempo determinado, isto obriga o jogador a não errar e ter que manter uma bola mais rápida, costumava usar este na Argentina com grande êxito. PRATIQUE.
Desejo a todos um ótimo ano novo, e gostaria de agradecer a todos da minha equipe.
Gabriel Ramalho Medeiros
João Gabriel da Matta
Yago Castex
Gustavo Samico
Pablo Vidal
Thiago Gomes
Bruno Campos
Um agradecimento especial ao meu outro treinador Thiago Soares e a minha atleta Juliana Gonçalves, Campeã do Master 2009.
Diego Vidal -
Dúvidas e sugestões envie um email para: equipediegovidal@gmail.com