X

Quando mudar sua estratégia

Sexta, 11 de setembro 2009 às 09:33:51 AMT

Link Curto:

Diego Vidal - II

Por Diego Vidal, treinador de tênis

Não é muito bom quando sua estratégia inicial de jogo começa a vacilar e seu adversário comanda o jogo no primeiro set. Muitos jogadores, nesta posição, passam a trabalhar o lado emocional e são pegos no fato de que já estão fumegantes.

Antes de mudar a sua estratégia, na partida que está perdendo, primeiramente tenha certeza de que o problema está na sua estratégia e não em outros aspectos do jogo.Quando estiver decaindo, faça estas três perguntas para você mesmo.

1-VOCÊ TEM UMA BOA ATITUDE MENTAL?

Se a sua atitude ou sua concentração é pobre, você vai perder não importa qual estratégia você tente.Concentre-se em melhorar sua aproximação mental e insista com seu plano inicial de jogo.

2-ESTOU BEM AQUECIDO E POR DENTRO DA PARTIDA?

Se você começa um jogo cometendo muitos erros não forçados, isto significa que você está um pouco frio e instável. Você irá perceber que a partida irá se reverter se você enxugar o suor, encontrar seu ritmo e começar a executá-lo.

3-MEU ADVERSÁRIO ESTÁ GANHANDO APENAS TEMPORARIAMENTE?

Não se apresse em mudar de seu jogo só porque seu adversário começa a partida com alguns golpes de sorte. Se você identificar alguma fraqueza do seu adversário não deixe que alguns winners o impeçam de atacar.

Se você já chegou sua atitude e se está bem aquecido e, mesmo assim, seu adversário não está meramente,na atmosfera, talvez seja tempo de mudar um jogo que está perdido.Quando mudar sua estratégia, siga estas instruções:

SEMPRE DÊ A CHANCE DE TRABALHAR SUA PRIMEIRA ESTRATÉGIA. Quando um adversário tem a resposta para a sua estratégia, no começo da partida, presuma que ele estará quente apenas alguns games, mas esta realidade,eventualmente, irá chegar e sua estratégia valerá a pena.

Freqüentemente, se você continuar a pressioná-lo em suas fraquezas, seu adversário será derrubado. Mantenha está atitude no primeiro set. Se não der certo, então é hora de mudar.

NUNCA VÁ MUITO ALÉM DO CENTRO DE SUAS FORÇAS.

Tente descobrir uma estratégia, para esta crise no jogo, que seja coerente com seus pontos fortes e um estilo de jogo com o qual se sinta confortável. Se você é um jogador de linha de base, e não gosta de jogar na rede, não saque e voleie, repentinamente, em cada ponto.

LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES DA PARTIDA.

Se está muito calor e você sente que está perdendo as forças, num longo rally, invente uma estratégia, como tirar proveito de todas as chances que tiver, para encurtar os pontos.

TENHA UMA OU DUAS ESTRATÉGIAS SECUNDÁRIAS.

É mais fácil mudar a estratégia , durante a partida, se você já tiver em mente mais de uma maneira de derrotar seu adversário.Esta é uma das razões na qual se percebe porque compensa ter um jogo completo.Uma das coisas que faz com que Roger Federer seja um tenista difícil de se vencer, ele pode derrotar seus adversarios de varias maneiras.

ESTEJA CERTO DE QUE SUA ATITUDE E SUA ENERGIA PERMANECEM COM A MESMA INDIFERENÇA QUE A ESTRATÉGIA.

Se você lamentar por estar mudando seu estilo de jogo, você irá perder a competição para seu adversário.Por outro lado, pode ser devastador para seu oponente, se você der a impressão de que está gostando de estar jogando um novo estilo. E mais, se você não colocar o coração e a alma na partida, seu grande potencial não virá à tona.

Vencer uma partida de tênis normalmente requer alguns ajustes à sua estratégia inicial.Não voe muito alto ou arrisque muito longe suas forças. Desse modo, você irá descobrir como é satisfatório mudar seu plano de jogo inicial, para voltar ao jogo e ganhar a partida.

Diego Vidal:

Perguntas, dúvidas ou sugestões: equipediegovidal@gmail.com
banner
banner