X

Andar para trás? Mau negócio...

Quarta, 05 de agosto 2009 às 11:15:00 AMT

Link Curto:

Diego Vidal - II

Por Diego Vidal, treinador de tênis

Olá leitores da Tênis News apresento a vocês o mais novo colunista do site, o técnico Diego Vidal que trabalha como treinador do Estados do Rio de Janeiro. Diego Vidal é considerado um dos mais preparados e conceituados Técnicos da NOVA GERAÇÃO de técnicos do Brasil e trará para você dicas de como se comportar em quadra, situações corriqueiras em um jogo de tênis, alguns detalhes sobre tênis juvenil e muito mais.

Andar pra trás ? Mau negócio...



Reparem bem esta foto...O que vocês podem analisar dela ? Alguém já viu o Federer se mover para trás ? Ou o próprio Agassi ? Pouquissímas vezes.

Vários outros jogadores de bom nível evitam se mover para trás principalmente em uma quadra rápida. Esta foto acima explica bem o motivo.

1° Sempre que nos movemos para trás aumentamos o ângulo para o nosso adversário.

2° Temos que percorrer um espaço maior, logo corremos mais do que é necessário (observem bem a foto).

3° Quando nos movemos para trás é em busca de manter a bola funda. Então temos que:
- A - bater mais forte na bola, o que é desgastante e também arriscado (isso porque a bola percorre um caminho maior).
B - aumentamos a altura para ela passar alta e cair funda, o que dá tempo para o adversário se posicionar melhor para golpeá-la, sem contar que ele vai bater a bola alta, o que lhe permite bater mais forte, afinal quanto a mais alta a bola em relação à rede "digamos" geometricamente que a rede vai ficando mais baixa. (melhor explicação em outra matéria)

4° Já ouviram falar em Ação X Reação? Quando você se move para trás a bola de seu adversário percorre mais quadra (citei ex. no 3° item a respeito) logo ela perde força e você a golpeia com menos "peso" o que gera menos Reação. Conclusão: você é obrigado a bater mais forte na bola para gerar potência por não haver tanta reação de impacto na sua raquete.

Você já deve ter ouvido de algum tenista que o jogo dele flui melhor quando joga contra um adversário de bola batida, isso é muito comum de se ouvir, nada mais é do que o 4° item que acabo de explicar.

Gostaria de deixar algumas observações: alguém já viu o Federer ficar muito suado? Já tiveram a impressão de que ele não corre jogando. Observem os jogadores que jogam mais afastados da linha de fundo como correm mais.

Diego Vidal:

Perguntas, dúvidas ou sugestões: equipediegovidal@gmail.com
banner
banner