Ao lado do amigo e astro espanhol do basquete Pau Gasol, Rafael Nadal iniciou uma campanha para arrecadar fundos de doação de pessoas comuns para a Cruz Vermelha da Espanha. Nomes como Fernando Aloson, Iker Casillas, Marc López e David Ferrer aderiram a campanha.
Rafa utilizou as redes sociais para compartilhar um vídeo, em que visivelmente triste fala sobre "a situação inusitada que vivemos". Nadal aponta que o povo espanhol sempre está junto de seus atletas, na alegria das vitórias e nos momentos não muito bons.
"Acredito que nós, os atletas espanhóis, somos o que somos em grande parte graças ao seu apoio. Chegou o momento em que nós, os atletas, não podemos falhar com vocês. Pensando sobre isso, liguei pro meu amigo Pau e ele também estava pensando em como poderia fazer algo. Juntos, concluímos que deveríamos dar o pontapé nesta iniciativa, que eu sei que o esporte espanhol fará parte e dará um exemplo de união", pontuou o espanhol e seguiu: "Nos associamos ao projeto 'Cruz Vermelha Responde', com o qual a Cruz Vermelha tem atuado com a doação de equipamento sanitário (luvas, máscaras, sabão, álcool em gel e outros), além de trabalhar na construção de unidades hospitalares, ajudando as famílias mais necessitadas e fazendo muitas outras coisas".
Segundo o espanhol o objetivo é conseguir arrecadar 11 milhões de euros, algo entorno de 60,5 milhões de reais, para ajudar 1,3 milhões de pessoas. "Confiamos que todo o esporte espanhol se unirá a nós", finaliza o vídeo o Nadal.
Após o chamamento de Rafa, o bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso se uniu a campanha. Dos esportes a motor também integram o time de doadores o piloto de Fórmula 1 Carlos Sainz, seu pai Carlos campeão do rally Dakar, e os irmãos, Alex Marquéz, corredor da Moto G2, e Marc Márquez, hexacampeão da Motogp, entraram no projeto.
As nadadoras Mireia Belmonte, campeã olímpica e Teresa Perales, campeã paralímpica, entraram na campanha. chamando as atletas mulheres do país e contaram com apoio da tenista Paula Badosa.
No futebol, o campeão mundial Iker Casillas, goleiro da seleção espanhola na Copa de 2010, entrou na campanha, como o meia Raul Navas e o atacante Davi Silva.
O corredor e campeão olímpico Bruno Hortelano também puxou a campanha que acabou ganhando o nome de "Nossa Melhor Vitória" para o atletismo. Joan Cañellas, campeão europeu de handebol, entrou e convocou os companheiros de modalidade. No basquete, os astros da seleção espanhola como Rudy Fernández, Jorge Garbajosa e Sergio Rodriguez estão na campanha.
No tênis, além de Badosa, já aderiram a campanha Roberto Bautista Agut; Feliciano López em nome da organização do Masters/WTA Premier de Madri, Carla Suárez Navarro, Garbiñe Muguruza, os ex-tenistas David Ferrer, Emilio Sanchéz Vicario, Alex Corretja e outros também participam da campanha, que também conta com doações de pessoas físicas.
¡Pues claro que nos unimos para conseguir #NuestraMejorVictoria! 🤜🏻🤛🏻
— #MMOPEN (@MutuaMadridOpen) March 27, 2020
El #MMOPEN se suma al proyecto de @RafaelNadal y @paugasol donando al proyecto #CruzRojaResponde 💪🏻
Colabora tú también con tu aportación a ES44 0049 0001 5321 1002 2225.
👉🏻 https://t.co/c4dHvbIqR8 pic.twitter.com/5DfA3hgv4Z
Me sumo a la iniciativa promovida por @RafaelNadal y @paugasol contra el #Coronavirus gracias al proyecto de la @CruzRojaEsp #CruzRojaResponde. Tenemos a la mejor afición del mundo y este es el momento de poner nuestro granito de arena por ella! #NuestraMejorVictoria
— Roberto BautistaAgut (@BautistaAgut) March 27, 2020
pic.twitter.com/udii2pmlgZ
@RafaelNadal y @paugasol... ¡claro que me uno!#nuestramejorvictoria #CruzRojaResponde
— Garbiñe Muguruza (@GarbiMuguruza) March 27, 2020
Todos podemos ayudar aquí:
ES44 0049 0001 5321 1002 2225.
¡¡V A M O S!!
👉 https://t.co/A62QCiYbw9… pic.twitter.com/Vs8WdY2yvc