Membro do Conselho dos Jogadores da ATP, o espanhol Rafael Nadal participou da reunião emergencial realizada em Indian Wells, logo que o anuncio do cancelamento do WTA Premier Mandatory e Masters 1000 por parte da organização e comentou que nada está definido.
"Vocês provavelmente já ouviram as notícias. Indian Wells cancelado. Estamos aqui e ainda estamos decidindo o que vem a seguir. [Estou] tão triste por tudo o que está acontecendo ao redor do mundo com esta situação. Esperamos breve soluções das autoridades. Fiquem bem e seguros", escreveu em sua conta no Twitter o espanhol.
A preocupação do público e elite do esporte é agora com o Masters e WTA Premier de Miami, que tem início previsto para daqui duas semanas e segue ameaçado.
A informação de que o Conselho dos Jogadores, contando com a presença dos membros que já estavam em Indian Wells, dentre eles Nadal, foi dada pelo editor chefe da revista Sports Illustrated, Jon Wertheim.
You probably all heard the news. Indian Wells cancelled. We are here and still deciding what’s next. So sad for all that is happening around the world with this situation. Hopefully soon solutions from the authorities. Stay all well and safe.
— Rafa Nadal (@RafaelNadal) March 9, 2020
O maior de alguns cancelamentos
O cancelamento de Indian Wells é significativo por se tratar o quinto torneio mais importante do calendário profissional, atrás apenas dos quatro torneios do Grand Slam [Austraian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open]. Entretanto, nas últimas semanas torneios de níveis inferiores do circuito WTA 125 e ITF e mesmo Challengers têm sido cancelado ou mesmo adiados.
Há duas semanas, por exemplo, a final do Challenger de Bergamo, na Itália, foi cancelada e os dois finalistas ficaram com pontos e premiações de vice-campeão.
Já na semana passada, o Challenger de Chamartín, na Espanha, que abre o mês de competição no saibro do país que conta com quatro Challengers, o ATP 500 de Barcelona e o Masters de Madri, entre abril e maio, foi adiado (saiba mais).
Nesta semana semana, o WTA 125 de Xi'An, na China, que seria realizado entre 27 de abril e 5 de maio foi cancelado (saiba mais).