X

Treinador de Halep critica sistema de distribuição de premiação

Terça, 03 de março 2020 às 11:25:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O treinador da romena Simona Halep, o australiano Darren Cahill, utilizou sua conta no Twitter para apresentar a "discrepância" na distribuição de prêmios nos circuitos ATP e WTA. A diferença chega a ser de dez vezes entre a campeã e a 1ª rodada.



"Sou totalmente favorável a distribuição de uma premiação maior para os jogadores como nos Grand Slams, mas a ATP e a WTA precisam organizar sua porcentagem de distribuição para ajudar quem está mais baixo no ranking. Há muito dinheiro no top. A premiação financeira praticamente dobra a cada rodada em todos os eventos. Em Dubai, a diferença salta em quatro vezes entre as quartas de final e a semifinal", escreveu o treinador compartilhando uma foto da descrição de valor financeiro pago por cada rodada.

A postagem gerou reações, a duplista canadense Gabriel Dabrowski pediu que o treinador conversasse com sua pupila, pois "Halep deve ter muita influência em ajudar a modificar isso", escreveu. A romena respondeu a colega afirmando que conversa com Cahill sobre o tema: "Hey Gaby, Darren e eu conversamos sobre isso e eu concordo com ele".

A discussão rendeu por toda a semana, o radislista britânico Andreew Castle, um dos mais populares do Reino Unidos, compartilhou com Cahil a premiação de um Challenger que aconteceu no Canadá e cuja premiação de primeira rodada era de 260 dólares. 

"Eu vi essa diferença, Darren... e não entendi. Eu achei que era um print modificado. E agora sobre a premiação em challengers. Não é de se admirar que alguns estejam se encaminhando para a indústria de games. Esta é a chave com 48 jogadores de um challenger na semana passada no Canadá".

Um dos maiores entusiastas de mudança nesse sentido, o canadense Vasek Pospisil deu apoio à discussão proposta pelo treinador: "Completamente de acordo, Darren! Torneios querem mostrar o valor pago ao campeão. Naturalmente, todo o resto fica desproporcional. Jogadores estamos tentado consertar isso", escreveu.

O ex-tenista Sam Groth apresentou um print sobre a distribuição financeira feita na chave masculina de Dubai, onde mostra mais "proporcionalidade" na distribuição. Porém, foi interpelado por Cahill: "Mas a premiação continua dobrando a cada rodada, não? Este é meu ponto, todos os torneios ATP e WTA tem essa porcentagem de distribuição que dá muito dinheiro ao top. A anomalia do WTA de Dubai é resultado do torneio ter desembolsado a mais para as quadrifinalistas, o que não ocorre com frequência", pontuou.

banner
banner