Após um duelo envolvendo a número 1 de cada equipe, a França fechou decisão da Fed Cup 2019, na casa das adversárias, na cidade australiana de Perth, com a vitória nas duplas e quebraram um jejum de títulos que já durava 16 anos.
A reação francesa começou ainda na madrugada deste domingo, com a visitante Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 40ª do ranking, anotando a primeira derrota de Ashleigh Barty, atual número 1 do mundo, na Fed Cup em 2019, em uma batalha de 2h32 com parciais de 2/6 6/4 7/6(1) para a francesa.
Com o resultado, as visitantes marcaram 2x1 no placar geral e voltaram em quadra para tentar definir nas duplas. Novamente uma surpresa, com Mladenovic de volta em ação, sendo a número 2 do ranking de duplas, e ao lado de Caroline Garcia, as francesas superaram a parceria formada por Barty e a veterana Samantha Stosur, duplistas extremamente bem-sucedidas, por 6/4 6/3 em apenas 1h15.
A conquista é a terceira da França em toda a sua história, repetindo os feitos de 1997 e 2003. Quebrando um jejum de 16 anos, as francesas apenas chegaram perto de conquistar o título em 2016, quando foram superadas pelas fortes tchecas na decisão.
A situação das australianas é ainda mais complicada, são 45 anos sem levantar um caneco na competição entre nações. Embora conte com sete títulos na competição, o último triunfo foi apenas em 1974. Desde então, a Austrália esteve em nove decisões, mas sem sucesso.