O japonês Kei Nishikori, sétimo do ranking da ATP e bicampeão do ATP 500 de Barcelona (2014 e 2015) superou o local Roberto Carballes Baena, 104º, após 1h45 de partida pelo placar de 6/4 7/5 e encara o russo Daniil Medvedev, 18º.
Nishikori, que viu a partida ser interrompida por mais de 40 minutos em virtude da chuva, demonstrou controle desde o início da partida, abriu com quebra e administrou a vantagem.
Na segunda etapa, os tenistas foram se pressionando, salvando breakpoints, até que a partida foi interrompida no sexto game. O equilíbrio se manteve até que o japonês conquistou a quebra no décimo primeiro game e sacou sólido pro jogo.
O japonês encara na semifinal o russo Daniil Medvedev, a quem já enfrentou três vezes e venceu em duas oportunidades, incluindo uma no saibro.
Thiem desafia hegemonia de Nadal
O austríaco Dominic Thiem, quinto do ranking da ATP, superou o argentino Guido Pella, 28º, pelo placar de 7/5 6/2 tendo convertido cinco aces contra três de Pella, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento do austríaco.
Na semifinal, Thiem, que venceu Nadal no saibro de Madri na edição 2018, encara o espanhol, que venceu o alemão jan Lennard Struff em um duplo 7/5.
Nadal e Thiem já se enfrentaram 11 vezes no circuito profissional, oito delas vencidas pelo espanhol