A campeã olímpica, a porto-riquenha Monica Puig, 63ª do ranking da WTA, estreou com excelente vitória na chave do WTA de Charleston, nos estados Unidos, após atropelar a ex-top 10 e atual 209ª, a italiana Sara Errani.
Puig precisou de 57 minutos para fechar o placar em 6/0 6/1 tendo disparado os três aces da partida e vencido 69% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 34% de aproveitamento da italiana.
Na segunda rodada da competição, Puig encara a local Sofia Kenin, que superou a alemã Sabine Lisicki pelo placar de 7/5 6/4.
Kenin e Puig se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional com vitória de Kenin, pela chave do WTA de Quebec, no Canadá, em 2018.
Principal favorita e campeã da edição 2016, a norte-americana Sloane Stephens conheceu sua primeira adversária na competição, que será a espanhola Sara Sorribes Tormo, que venceu a húngara Fanny Stollar por 6/0 6/3.
Espanhola e norte-americana nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Cabeça de chave oito, a também local Madison Keys fará sua estreia contra a alemã Tatjana Maria, que venceu a russa Natalia Vikhlyantseva em 6/2 7/5.
Keys já enfrentou e venceu Maria duas vezes no circuito profissional.