X

ITF anuncia novas mudanças no circuito e critica ATP

Quarta, 20 de março 2019 às 14:11:06 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Após reclamações dos atletas, a Federação Internacional de Tênis voltou atrás em algumas decisões que havia tomado sobre os torneios menores do circuito. O anúncio desta quarta-feira também contou com uma crítica à ATP.



A entidade, que comanda o tênis mundial, reconheceu que grande parte das mudanças anunciadas em dezembro não estavam garantindo o bom desenvolvimento do esporte. Ela reiterou a sua responsabilidade, junto com a ATP e a WTA, de monitorar e analisar as situações para que os atletas possam alcançar objetivos no circuito profissional.

Veja os principais pontos definidos na reunião entre os diretores da ITF:

  1. Competições valendo vaga nos torneios acontecerão sob supervisão da ITF;
  2. Eventos de $60,000, $80,000 e $100,000 terão 32 jogadores no qualifying, ao invés de 24;
  3. Introdução do Ranking Protegido ITF;
  4. Dois lugares reservados em torneios de $ 15.000 para duplas que estiverem no ranking da ATP / WTA / ITF;
  5. Dois lugares reservados em torneios de $ 25.000 para duplas que estiverem no ranking da ITF;

Por fim, a Federação criticou o órgão que rege o tênis masculino (ATP) por diminuir drasticamente os pontos distribuídos em eventos de 25 mil dólares, diferentemente do que aconteceu no tênis feminino (WTA), que manteve a pontuação normal neste nível.

"A decisão da ATP de reduzir significativamente seus pontos em torneios de $ 25.000 em 2019 levou a menos oportunidades de jogo e menos evolução para jogadores masculinos. Somente a ATP pode decidir como alocar seus pontos, mas a ITF acredita que a restauração de pontos nesses torneios permitiria um aumento no número de jogadores profissionais", disse, em comunicado à imprensa.

banner
banner