Uma das atuais semifinalistas do Australian Open, a belga Elise Mertens, 14ª do ranking da WTA, foi dominada pela norte-americana Madison Keys, 17ª, que avançou às potavas de final do torneio onde encara a ucraniana Elina Svitolina.
Leia mais
Serena e Svitolina dão show de esportividade e carinho com rivais em Melbourne
Serena domina surpresa ucraniana e vai ás 8ªs em Melbourne
Svitolina vira batalha contra Zhang e vai às 8ªs no Australian Open
Osava vira sobre Hsieh e vai ás 8ªs em Melbourne
Keys precisou de 1h15 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo disparado seis aces contra nenhum da belga, que cometeu 12 erros não-forçados contra 21 da norte-americana, que disparou 31 bolas vencedoras contra 12 de Mertens.
Com a queda na terceira rodada do Australian Open, Mertens não defenderá nem metade dos pontos conquistados na edição 2018 do Slam australiano e deverá sair do top 20 na atualização em 28 de janeiro.
Keys, por sua vez, segue no torneio e desafia a ucraniana Elina Svitolina, que vai buscar pela segunda vez na carreira vaga nas quartas de final do Australian Open.
Keys e Svitolinase enfrentaram duas vezes no circuito profissional e a norte-americana venceu as duas vezes.
Sevastova domina chinesa
A letã Anastasija Sevastova, 12ª do ranking da WTA, não teve dificuldades para superar a chinesa Qiang Wang, 21ª, em 1h15 de partida com placar em um duplo 6/3 tendo convertido dois aces contra quatro de Wang, que cometeu 33 erros não-forçados contra 17 da letã, que disparou 17 bolas vencedoras contra 21 da chinesa.
Jogando as oitavas de final do Australian Open pela segunda vez, a primeira foi em 2011, Sevastova tem pela frente a campeã do US Open, a japonesa Naomi Osaka, a quem enfrentou quatro vezes no circuito profissional, com duas vitórias para cada.
Osaka e Sevastova já se enfrentaram este ano, pelas quartas de final no WTA Premier de Brisbane e a japonesa venceu de virada com direito a pneu.