O norte-americano John Isner, 24º do ranking da ATP, alcançou pela primeira vez na carreira a semifinal de um Masters 1000 disputado no saibro, após vencer o croata Marin Cilic, oitavo do mundo, pelas quartas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália.
O norte-americano precisou de 2h37 para fechar o placar em 7/6 (3) 2/6 7/6 (2) tendo convertido 21 aces contra oito do croata, que venceu 83% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento de Isner.
Em um jogo duro, muito equilibrado, Isner venceu pela insistência nos tiebreaks, pois passou a partida inteira sem conseguir quebrar o saque do croata e foi quebrado em duas oportunidades, quando foi dominado no segundo set.
Esta é a primeira vez na carreira de Isner que ele alcança semifinais de um Masters 1000 disputado no saibro, até então a melhor campanha do norte-americano em Masters nesta superfície havia sido quartas de final em Madri, na Espanha, em 2015.
Na semifinal em Roma, Isner encara o jovem alemão Alexander Zverev, que superou o canadense Milos Raonic por 7/6 (1) 6/1.