X

Londres divulga números oficiais do ATP Finals

Quarta, 23 de novembro 2016 às 11:03:45 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O ATP World Tour Finals 2016 culminou com uma final história entre os dois líderes do ranking decidindo, pela primeira vez em uma partida direta, qual dos dois lideraria o circuito. Além do número 1, a vitória também rendeu à Andy Murray seu primeiro título na competição.



O final dramático da temporada teve Murray derrotando Djokovic por 6/3 6/4, diante de 17800 espectadores, para tornar-se o 17º jogador na história a terminar o ano como número (desde 1973).

A edição 2016 teve a presença total de 252481 espectadores, indicando que o torneio recebe anualmente mais de 250 mil fãs na Arena O2 desde 2009. Este ano também foi comemorada a presença do fã de número 2 milhões na competição, desde que foi movida para Londres.

O torneio foi transmitido por 59 emissoras de TV em 198 países, batendo recordes de audiência mundialmente. O alcance global das transmissões foram de aproximadamente 111 milhões de telespectadores, um aumento de 14% em relação a 2015. Já pela internet, por canais com Tennis TV e o LiveStream Oficial da ATP, foram registrados 7,5 milhões de espectadores, um aumento de 4,1% em relação ao último ano. Enquanto isso, os sites da ATP registraram 19,8 milhões de acessos, 10,7% a mais que em 2015.

Apenas no Reino Unido, a dramática semifinal entre Andy Murray e Milos Raonic, vencida pelo britânico, teve um pico de audiência na BBC de 4,5 milhões, a maior audiência já registrada no torneio desde que foi movido para Londres em 2009. A partida ainda tornou-se a maior da história do torneio, com 3h38 de duração. A final no domingo também atingiu a marca dos 4,5 milhões de audiência.

Chris Kermode, Chairman e presidente da ATP, comentou: “A decisão pelo número sem precedentes na última partida da temporada trouxe um final dramático para um torneio histórico. Mais uma vez a O2 proveu um palco perfeito para um final tão emocionante de temporada.”

Mas os feitos históricos não ficaram restritos apenas ao torneio de simples. Nas duplas, enquanto Henri Kontinen e John Peers conquistaram seu primeiro título no torneio, foram Jamie Murray e Bruno Soares que conquistaram a liderança do ranking. Esta foi a primeira vez na história que dois irmãos, Andy e Jamie, terminaram o ano liderando os rankings de simples e duplas, respectivamente.

O torneio também lançou uma parceria com a Unicef, com o programa Super 8, onde os oito melhores jogadores da temporada se juntaram em uma missão para ajudar a angariar fundos para as ações da organização. A parceria angariou mais de US$ 250 mil que ajudarão a Unicef a prover alimento, vacinas, educação e proteção para crianças menos afortunadas ao redor do mundo.

Outro grande número atingido por esta edição do torneio, foi o grande número de celebridades que visitaram a arena O2 ao longo dos oito dias de competição. Dentre estas celebridades estavam Jose Mourinho, Gerard Pique, Jude Law, Woody Harrelson, Kevin Spacey, Hugh Grant, Clive Owen e David Beckham.

O ATP World Tour Finals tem uma rica história desde sua edição inicial em Tóquio, em 1970. O torneio será sediado em Londres até 2018.

banner
banner