X

São Paulo é campeão da Copa das Federações pela 11ª vez

Quarta, 15 de julho 2015 às 08:39:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O estado de São Paulo conquistou nesta terça-feira o seu 11º título da Copa das Federações no Praia Clube, em Uberlândia, com uma das melhores campanhas já realizadas na competição, em vantagem de 32 pontos para o vice-campeão.



Com 140 pontos, os paulistas superaram os estados do Rio Grande do Sul, que encerrou a classificação com 108 pontos na segunda colocação, e o Paraná, que ficou em terceiro lugar com 83 pontos.

 

 

Derrotada no ano passado por Minas Gerais, São Paulo investiu na competição deste ano e trouxe a Uberlândia reforços dentro e fora da quadra.

 

“No ano passado, logo depois que a gente perdeu, os treinadores me procuraram e pediram melhores condições para preparar o time. Então nós prometemos uma equipe mais completa para fazer uma melhor campanha e viemos com um treinador para cada categoria, um treinador coordenador da equipe, uma nutricionista, um preparador fisico e uma van para ajudar na logística dos treinos. Tivemos um treinamento antecipado, reunimos todo mundo e foi isso. Aprendemos a lição do ano passado e corrigimos para este ano”, afirmou Luiz Fernando Balieiro, presidente da Federação Paulista.

 

“Fizemos um planejamento minucioso, preparamos a equipe quatro dias antes em São Paulo, eles se encontraram, instauramos um belo espírito de equipes. Tudo aqui estava planejado e organizado em função dos horários dos jogos, tivemos acompanhamento de preparador físico, de nutricionista que estava com eles na quadra o tempo todo, uma equipe de treinadores que são a nata do tênis do estado, tudo para chegar neste 11º título”, completou Albers Bernardes, delegado da equipe de São Paulo.

 

 

Atual campeão, Minas Gerais ficou na quarta colocação com o total de 73 pontos, com uma final disputada no vice-campeonato da categoria sub-23 anos feminino.

 

Ao todo, a Copa das Federações contou com 17 estados participantes e 81 equipes divididas entre as categorias 12 anos, 14 anos, 16 anos e sub-23 anos masculino A, masculino B e feminino.

 

Assim como nos últimos anos, a Copa das Federações é uma competição indicada pela Confederação Brasileira de Tênis nas categorias 14, 16 e sub-23 anos masculino e femino da divisão A para o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Nesta quarta-feira, a partir das 10h, começa a disputa da chave principal (GA) do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Individual, o Brasileirão, também nas quadras do Praia Clube.

 

Confira abaixo a classificação final:

 

São Paulo – 140 pontos
Rio Grande do Sul – 108 pontos
Paraná – 83 pontos
Minas Gerais – 73 pontos
Santa Catarina – 72 pontos
Goiás – 72 pontos
Distrito Federal – 58 pontos
Rio de Janeiro – 49 pontos
Bahia – 45 pontos
Ceará – 28 pontos
Mato Grosso do Sul – 26 pontos
Pernambuco – 24 pontos
Amazonas – 14 pontos
Paraíba – 12 pontos
Mato Grosso – 10 pontos
Pará – 7 pontos
Maranhão – 5 pontos
 

Veja o resultado final de cada categoria:

 

12 anos feminino: São Paulo campeão – Distrito Federal vice

14 anos feminino: São Paulo campeão – Bahia vice

16 anos feminino: Paraná campeão – São Paulo vice

23 anos feminino: São Paulo campeão – Minas Gerais vice

 

12 anos masculino A: Santa Catarina campeão – São Paulo vice

14 anos masculino A: São Paulo campeão – Rio Grande do Sul vice

16 anos masculino A: Rio Grande do Sul campeão – Goiás vice

23 anos masculino A: Rio Grande do Sul campeão – São Paulo vice

 

12 anos masculino B: Bahia campeão – Ceará vice

14 anos masculino B: Ceará campeão – Rio de Janeiro vice

16 anos masculino B: Paraná campeão – Mato Grosso do Sul vice

23 anos masculino B: Ceará campeão – Mato Grosso do Sul vice

banner
banner