X

Nova Raquete de Federer chega ao Brasil. Poucos podem usá-la

Terça, 24 de março 2015 às 13:48:22 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Jairo Garbi, consultor da Tênis ProShop, http://www.tenisproshop.com.br - Com 340 gramas de peso sem corda e 363 gramas com corda e overgrip, a nova raquete do Federer é espetacular, mas quem de nós tem braço para tanto.



Num passado recente, as raquetes pesadas com o equilíbrio para o cabo e perfil fino, foram as mais usadas por todos os níveis de jogadores, dos principiantes até os profissionais, mas na era moderna das raquetes de tênis, compostas basicamente por fibras de carbono, estas foram ficando mais leves, com o equilíbrio ainda para o cabo, mas menos do que no passado, e com o perfil mais largo. Isso fez com que o jogo ficasse mais rápido e o efeito spin dominasse a maioria dos jogadores. 

Mas, com nosso histórico herói Federer, ainda em atividade e muito bem obrigado, o tempo parece que não passou. Sua raquete tem um perfil muito fino (21,5 milímetros), equilíbrio fortemente deslocado para o cabo (2,49 centímetros) e o peso nas alturas. O resultado disso foi uma raquete quase retro, mas na mão de quem tem um swing longo e rápido, RF, o estrago do adversário é quase certo. Por outro lado, na mão de um mortal com swing médio/médio o estrago também é quase certo, mas do braço deste. 

A raquete pesada tem uma série de vantagens, mas quase todas elas estão ligadas a jogadores avançados e que tenham braço preparado para suportar jogos longos e bolas potentes, pesadas e com muito spin dos adversários. Nesse caso dos avançados a raquete leve pode até trazer inconvenientes ao braço. 

Felizmente para a maioria dos praticantes não avançados/profissionais, a Wilson completou sua linha com mais duas raquetes Pro Staff 97 mais leves e com características mais adequadas. Veja: 

Pro Staff 97. Com muitas características semelhantes a raquete RF 97 Autograph, é mais leve, 315 gramas sem corda, e mais fácil de ser manipulada em quadra. É ter a sensação oferecida pela raquete do Federer, mas com mais conforto. Com isso, certamente esta versão será mais popular do que a versão pesada.

Também de precisão, é indicada aos jogadores avançados e competitivos com swing longo porém de média velocidade. Sua versatilidade a torna excepcional para jogadores de linha de base e também os de saque voleio. Além de permitir a troca pesada de bolas, oferece toques sutis e de muito boa capacidade de geração de efeito spin, inclusive no serviço.

 

 

Pro Staff 97 LS. A mais recreacional da linha é indicada aos jogadores iniciantes e intermediários com swing médio. Pessoas com menos força no braço e jovens recém-saídos do juvenil são alvos certos da Pro Staff LS 97. Leve, 290 gramas sem corda, solta facilmente a bola, sendo considerada uma raquete de potência, embora sem extremos.

Seu maior diferencial é o reduzido número de cordas, 18x16, que propicia fortemente os golpes com efeito spin. Ainda por ter poucas cordas, torna-se uma raquete confortável uma vez que o poder de expulsão da bola é grande, ficando esta bem menos tempo em contato com as cordas, se comparada a maioria das outras raquetes com a trama das cordas mais fechada, transferindo menor número de informações ao braço.

 

Agora é só escolher a sua!

 

Grande abraço,

Jairo Garbi

Tênis ProShop

tel. +55 11 4702-8989

twitter@jairoraquetes

www.tenisproshop.com.br

banner
banner