X

Porto Alegre sedia principal torneio juvenil no Brasil

Quinta, 29 de janeiro 2015 às 17:53:51 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, terá sua 32ª edição disputada no período de 14 a 22 de março nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil (ALJ) e da Sogipa. O evento, que tradicionalmente reúne mil atletas de mais de 50 países, está entre os nove torneios mais importantes do calendário mundial juvenil, figurando ao lado do Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. No ano passado, o brasileiro Orlando Luz e a suíça Jil Belen Teichmann sagraram-se campeões na categoria dos 18 anos.



O Campeonato, que antes era chamado de Copa Gerdau, começou nos anos 80 como um torneio direcionado para os jovens tenistas do Rio Grande do Sul. Hoje a disputa ocorre nas categorias dos 10 aos 18 anos, masculinas e femininas, com competições de simples e de duplas. Muitos tenistas que ingressaram na elite do tênis profissional deixaram sua marca no evento. Entre esses estão o brasileiro Guga Kuerten, os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro, o francês Jo Wilfried Tsonga, o norte-americano Andy Roddick, o chileno Fernando Gonzalez, a sérvia Ana Ivanovic, a eslovena Katarina Srebotnik, a russa Svetlana Kuznetsova, a ucraniana Kateryna Bondarenko e a canadense Eugenie Bouchard.


GAÚCHO FAZ HISTÓRIA – Na 31ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, em 2014, o jovem brasileiro Orlando Luz entrou para a história da competição. O atleta nascido em Carazinho, então com 16 anos, voltou a colocar o Brasil no lugar mais alto do pódio dos 18 anos, depois de três anos. O último brasileiro a vencer em Porto Alegre nessa categoria foi o cearense Thiago Monteiro, em 2011. Além disso, havia 15 anos que um gaúcho não levantava o troféu do torneio. O último fora Lucas Engel, em 1999. Na partida final, que lotou as dependências da Associação Leopoldina Juvenil, Orlandinho venceu o belga Clement Geens por 6/4 e 6/2.


PATROCINADOR DESDE O INÍCIO – A Gerdau é patrocinadora do campeonato desde a sua primeira edição, em 1984. Isso é um fato inédito dentro do cenário esportivo. Desde 2010, o torneio conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. E, a partir de 2013, o evento passou a se chamar Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre e a ter Gerdau e Banco Itaú como patrocinadores.


INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS – As inscrições para a competição nos 12 anos, 14 anos e 16 anos, masculinos e femininos, estão abertas até o dia 23 de fevereiro e devem ser feitas no site da Confederação Brasileira de Tênis (www.cbtenis.com.br). Os participantes da disputa dos 18 anos, masculina e feminina, são definidos de acordo com o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) e as inscrições deverão ser feitas no site da ITF (www.itftennis.com.br) até o dia 10 de fevereiro. Já as inscrições para o torneio pré-qualificatório dos 14, 16 e 18 anos podem ser feitas até o dia 09 de março, no site da Federação Gaúcha de Tênis. (www.fgtenis.com.br)

banner
banner