X

Nadal vence batalha dramática em 5 sets e avança na Austrália

Quarta, 21 de janeiro 2015 às 10:49:04 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O espanhol Rafael Nadal, número três do mundo, passou sufoco, ficou perto da derrota, mas conseguiu uma vitória na base da raça e superação para avançar à terceira rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano que é disputado no piso rápido em Melbourne.

Leia Mais:
Nadal relata tontura e afirma que pensou em abandonar

Rafa precisou lutar por 4h12min para derrotar o qualifier norte-americano Tim Smyczek, 112º colocado, por 3 sets a 2, com parcias de 6/2 3/6 6/7 (7/2) 6/3 7/5.

O espanhol, campeão de 2009, venceu seu 17º jogo de cinco sets em 22 partidas, sendo a quinta na sétima vez em Melbourne. Ele enfrenta agora na terceira rodada o israelense Dudi Sela (106º), que superou o tcheco Lukas Rosol (30º) por 7/6 (7/2) 5/7 7/5 6/3. O duelo é inédito.

Nadal esteve abaixo do seu nível habitual. Encaixou 43 winners e cometeu 53 erros não-forçados, enquanto Smyczek encaixou 64 bolas vencedoras e cometeu 50 equívocos. O espanhol chegou a pedir o fisioterapeuta em quadra, com o qual conversou por alguns minutos no início do terceiro set.

Nadal começou firme, conseguiu duas quebras no primeiro set, no quarto e oitavo games, e venceu fácil por 6/2. Contudo, na segunda etapa, ele começou cedendo a quebra com dupla-falta. O espanhol devolveu a quebra em seguida, mas foi quebrado com mais uma dupla-falta no sétimo game e depois de zero no nono para perder a parcial por 6/3.

Embalado, Smyczek abriu 2/0 no terceiro, mas viu Nadal crescer no jogo e virar para 5/3. Aí o espanhol falhou na hora de fechar, cedeu a quebra pela terceira vez com dupla-falta, o americano igualou e levou o set ao tie-break, onde dominou o espanhol e fez 7/6 (7/2).

No quarto set, Nadal foi firme no saque e aproveitou a chance que teve no sexto game deslocando o rival para quebrar. Ele sustentou a vantagem e fechou 6/3.

A quinta e decisiva parcial foi a mais equilibrada e emocionante. Smyczek salvou alguns break-points enquanto Rafa confirmava seus games com mais tranquilidade. Na hora decisiva, contudo, o americano se afobou. Subiu à rede equivocadamente e foi quebrado no 11º game. Nadal sacou com 40/0, permitiu o empate, mas no quarto match-point acelerou a direita e fechou a partida caindo ao chão para comemorar aliviado.
banner
banner