X

Nadal erra demais e leva virada de 127 do mundo em Doha

Terça, 06 de janeiro 2015 às 15:42:01 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Rafael Nadal, número três do mundo e atual campeão do ATP 250 de Doha, no Qatar, não teve um bom começo em partidas oficiais do circuito mundial. O espanhol foi superado pelo qualifier alemão Michael Berrer, apenas número 127 do ranking, no torneio sobre o piso rápido.

O natural de Manacor começou com tudo, mas errou demais e caiu por 1/6 6/3 6/4 após 1h56min de duração.

Nadal e Berrer começaram a partida dando mostras de que seria um jogo disputado os dois primeiros games tiveram cada um três igualdades e juntos tomaram 12 minutos do jogo. Constante do fundo de quadra, o espanhol confirmou seu saque, conquistou duas quebras de saque e abriu 5/0 no placar e administrou. Berrer fez seu game de honra sacando muito bem, convertendo dois aces, e vendo Rafa vacilar nas devoluções. Nadal fechou a primeira parcial pressionado, mas sacando com consistência.

Na segunda etapa, Berrer já havia identificado problemas na recepção do espanhol e forçou o saque, abriu em vantagem e tentou pressionar o eneacampeão de Roland Garros. No quarto game, Nadal tem dificuldades para movimentar a bola, para na agressividade de Berrer que conquista a quebra abre 4/1 e passa a administrar a vantagem com fortes saques em seus games de serviço e pressionando muito o espanhol.

Motivado, Berrer buscou a maior vitória de sua carreira pressionando Rafa Nadal, arriscando devoluções vencedoras e tentando desestabilizar o rival. Deu certo! O alemão abriu o terceiro set com uma quebra de saque em erro no forehand de Nadal, que foi para o 'tudo ou nada'. Berrer salva breakpoints no quarto e décimo games, resiste a luta de Nadal que vibra a cada acerto, mas mantém vantagem e vence a partida.

Esta foi a maior vitória da carreira de Berrer, que nunca havia batido um tenista do top 5. Em contrapartida, Nadal acumulou sua segunda derrota consecutiva para um tenista fora do top 100, sua última partida em 2014 foi a derrota para o jovem croata Borna Coric, então 124º do mundo. Três das últimas seis derrotas de Rafa Nadal foram para tenistas fora do top 20.

Confira a lista dos tenistas e seus rankings na partida? Berrer, 127º, (Doha 2015), Coric, 124º, (Basileia 2014), Feliciano López, 21º, (Xangai 2014), Martin Klizan, 57º, (Pequim 2014), Nick Kyrgios, 144º, (Wimbledon 2014) e Dustin Brown, 85º, (Halle 2014).

Berrer encara agora o croata Ivan Dodig, que passou com tranquilidade pelo egípcio Mohamed Safwat em 6/3 6/1. Berrer e Dodig se enfrentaram apenas uma vez no circuito, com vitória para o croata em casa, Zagreb, 2011.
banner
banner