X

Teliana encerra temporada e almeja mais vitórias em Slams para 2015

Quarta, 19 de novembro 2014 às 09:21:59 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Fabrizio Gallas - Ainda havia uma esperança de jogar mais um ou dois torneios neste fim de 2014 para terminar entre as 100 melhores, mas Teliana Pereira optou por encerrar a temporada e focar na preparação para 2015 onde traça planos mais cautelosos.

Uma inflamação no joelho iniciada em julho a fez jogar pouco no segundo semestre e parar pouco depois do US Open para tratar o problema. Aos poucos a tenista vem aumentando a carga de treinos, mas preferiu a cautela para só voltar a jogar na próxima temporada.

"Encerrei o ano. Fiquei um tempinho parada por causa do joelho, não fazia sentido eu voltar sem estar 100%, como acho que não estarei 100% até agora no início em dezembro então optei por focar no ano que vem na pré-temporada zeradinha de dor", disse a tenista que detalhou como vem sendo seu processo de retorno após a inflamação na cartilagem na região do menisco do joelho direito.

"Comecei a treinar em quadra já. Primeiro comecei a fazer a fisioterapia para tirar a dor, depois a parte de fortalecimento , musculação para ter músculo para reforçar e agora já comecei a treinar em pé, batendo bola em conjunto com a musculação. Ainda não treino como antes, mas estou fazendo manhã e tarde 1h15min de manhã e de tarde e o próximo passo é fazer 1h30, depois 2h, aumentando a intensidade e aumentando a carga na musculação, isso é com o tempo. A dor melhorou bastante com minha parada, a inflamação foi embora".

Teliana espera em dezembro estar à todo vapor na pré-temporada. Ela já definiu o calendário que começa por Brisbane, a partir do dia 3 de janeiro, e segue para Hobart ou Sydney e na sequência o Australian Open onde está no limite para ter sua vaga garantida (106ª colocada com as 108 primeiras garantidas se não tiver jogadoras com ranking protegido). Ela não vai fugir do piso rápido, mas dará um pouco mais de prioridade ao saibro e pretende alguns ajustes no calendário. "Não é segredo que gosto muito mais de jogar na quadra de saibro, mas não tem como fugir da quadra rápida. A ideia de mudança é não fazer temporadas tão longas na Europa, tenho que trabalhar de forma mais cautelosa , mais baseada no saibro, devo ter que passar um pouco menos tempo lá, ao invés de dois meses, dois meses e meio algo como um mês e meio, volta uma ou duas semanas e vou de novo".

Teliana traça metas mais cautelosas para o novo ano. Seu maior objetivo é ter boas sensações em quadra e passar mais rodadas nos maiores eventos: "Espero me manter entre as 100 melhores, pra mim é muito importante, mas o melhor é me sentir bem e confiante em quadra, jogar solta, sem dor, 100% fisicamente, ir bem nos torneios WTA, ir melhor nos Grand Slams, ganhar mais jogos seria legal. É pouquinho a pouquinho, objetivos que sei que possa alcançar".

Para a pernambucana radicada em Curitiba (PR), a experiência por ter jogado um ano todo com Slams e WTAs ajudará na performance em 2015: "A experiência ajuda depois de ter jogado os principais torneios ano passado, mas tenho que seguir melhorando tecnicamente para poder enfrentar melhor as jogadoras que tão lá em cima,"

Teliana deu "nota 8" para o ano de 2014. Só ficou chateada por não conseguir jogar os últimos meses: "Foi um ano incrível, o fato de poder jogar os quatro Grand Slams foi algo impressionante, claro que faltou um pedacinho para ficar melhor, queria ter jogado um pouco mais nesse fim de ano, terminar entre as 100, mas não fará muita diferença terminar 100 e pouco ou 99. Eu me daria nota 8 pra essa temporada, foi especial".
banner
banner