X

Bellucci salva match-point e vira batalha dramática na Copa Davis

Sexta, 12 de setembro 2014 às 22:40:33 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Em uma batalha épica de 4h02 de duração, o brasileiro Thomaz Bellucci protagonizou uma virada incrível sobre Pablo Andujar para empatar o confronto e manter o Brasil vivo nos playoffs da Copa Davis contra a Espanha. A partida teve parciais de 3/6 6/7(6) 6/4 7/5 6/3.

Jogando um tênis de altíssimo nível, Thomaz Bellucci não deixou sentir a pressão pela derrota de Rogerinho no primeiro duelo do dia e entrou em quadra de cabeça erguida para encarar Andujar, que esteve perto de vencer Rafael Nadal no ATP 500 do Rio de Janeiro, em fevereiro.

Logo no início da partida Bellucci teve problemas e acabou perdendo o saque logo no quarto game do primeiro set. Ele ainda se impôs, mas o ritmo ditado por Andujar acabou sendo demais para o jogo do brasileiro e os erros acabaram fazendo a diferença, já que ambos dispararam 11 winners mas o brasileiro cometeu 15 erros, enquanto o espanhol teve apenas 4. Em 30 minutos Andujar vencia o set por 6/3. Na segunda parcial, Bellucci conseguiu a quebra já no segundo game e abriu 2/0, mas novamente o espanhol impôs um ritmo forte e acabou devolvendo a quebra, empatando o set. Andujar voltou a quebrar o saque de Bellucci no quinto game e, mantendo seus serviços seguintes, sacou para fechar o set em 5/4. Novamente Bellucci se superou e devolveu a quebra, forçando a definição no tie-break. Na parcial de desempate o brasileiro chegou a abrir 3/0 mas acabou se enrolando e perdendo por 8/6 após 1h13 de set.

Bellucci, então, repetiu o panorama do segundo set, conquistando a quebra logo no início do set e abrindo 2/0. No entanto, dessa vez a agressividade e regularidade apresentadas pelo brasileiro fizeram a diferença a seu faço. Bellucci disparou 16 winners e teve 13 erros, enquanto Andujar teve apenas 9 winners e 16 erros. Consistente, o brasileiro fechou o terceiro set por 6/4, em 39 minutos. No quarto set, mais drama. Ambos vinham sacando bem, até que no quinto game, com break point contra, a torcida atrapalhou o saque de Andujar e houve uma confusão do juiz. Naquele momento, Bellucci deveria ter aberto 4/2, mas graças a confusão feita pelos juízes, Andujar acabou confirmando seu saque. O brasileiro não se abateu, manteve seu saque e quando Andujar sacava em 5/5, conquistou a quebra. Bellucci sacou e fechou o set por 7/5 em 1h01.

Bellucci abriu o quinto set já com uma quebra de saque a seu favor e rapidamente teve 2/0, mas Andujar voltou para o jogo e devolveu a quebra empatando a partida em 2/2. No game seguinte Bellucci voltou a ter a quebra de saque, mas dessa vez conseguiu confirmar seu serviço abrindo 4/2. Com ambos mantendo seus saques, Andujar teve que sacar em 3/5 para se manter vivo no jogo. Foi neste momento que Thomaz Bellucci cresceu, jogou seu melhor tênis e conquistou mais uma quebra de saque para fechar o set em 6/3, após 4h02 de partida para garantir o primeiro ponto do Brasil no duelo contra a Espanha.

De todos os jogos disputados pelo brasileiro em 5 sets, este foi apenas o terceiro em que ele virou de 2 sets abaixo - um contra Alejandro Falla, pela Copa Davis em 2012 e outro contra Benjamin Becker, em Roland Garros 2014.
banner
banner