Ex-número 1 do mundo, Maria Sharapova segue caindo no ranking da Associação das Tenistas Profissionais e nesta segunda-feira desceu mais dois postos após a semifinal do torneio Premiere de Miami, na Flórida, onde defendia a final da temporada passada.
A russa caiu ao nono lugar com a perda de 310 pontos (fez 390, defendia 700). Ela começou a temporada entre as cinco melhores.
A americana Serena Williams defendeu seu caneco e permanece folgada na liderança com 12260 diante de 7585 da chinesa Na Li e 5980 da polonesa Agnieszka Radwanska. Victoria Azarenka e Simona Halep completam o top 5. A tcheca Petra Kvitova subiu ao sexto lugar deixando a alemã Angelique Kerber em sétima e Jelena Jankovic em oitavo.
Dominika Cibulkova ganhou uma posição e apareceu pela primeira vez entre as dez melhores fechando o grupo. Ela fez semifinal em Key Biscayne. Sara Errani deixou o grupo e é a 11ª seguida pela italiana Flavia Pennetta, a sérvia Ana Ivanovic e a dinamarquesa Caroline Wozniacki que ganhou quatro colocações.
A brasileira Teliana Pereira perdeu três posições e é a 99ª com 630 pontos. A primeira fora do top 100 tem oito pontos a menos. Laura Pigossi subiu três e é a 268ª, Gabriela Cé subiu seis e é a 282ª após a conquista de future no Chile, e Paula Gonçalves caiu um e é a 293ª.