X
banner

Clezar convoca a torcida para o Challenger Finals

Quarta, 13 de novembro 2013 às 10:41:43 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Os oito tenistas que disputam o ATP Challenger Tour Finals em São Paulo conheceram seus adversários nesta terça-feira. Único brasileiro no torneio, Guilherme Clezar foi sorteado no Grupo Verde e está ao lado do russo Teymuraz Gabashvili, do ucraniano Oleksandr Nedovyesov e do romeno Adrian Ungur. O Grupo Amarelo é encabeçado pelo italiano Filippo Volandri e tem ainda o holandês Jesse Huta Galung, o colombiano Alejandro Gonzalez e o eslovaco Andrej Martin.

Aos 20 anos, Clezar alcançou nesta semana o melhor ranking da carreira, em 159º. "O planejamento no começo do ano era terminar perto de 150º, então está mais ou menos como o esperado. Estou em uma fase muito boa da minha carreira e o ranking é um reflexo do bom ano que eu tive", afirmou.

Os melhores resultados do brasileiro na temporada vieram em casa, com o título do Challenger de Campinas e os vices em Santos, São Paulo e Porto Alegre. Nas últimas três semanas ele disputou torneios na América do Sul e volta ao Brasil para encerrar o ano após a semifinal em Bogotá.

"É gostoso jogar em casa e sempre é importante para o jogador, vindo de muitos torneios fora do Brasil, ter o apoio da torcida". Sua estreia será diante de Nedovyesov, atual 96º da ATP, no jogo que encerra a programação da quarta-feira, às 19h.

Tenista mais experiente entre os que brigam pelo título em São Paulo, Volandri, de 32 anos, brinca sobre a idade, mas garante que mesmo no final da temporada chega em boas condições físicas. "Eu estou ficando velho, mas ainda estou em forma (risos). Esse torneio é difícil para todos. Estamos no final do ano, podemos estar um pouco cansados, mas é muito importante pelos pontos e pela premiação que está em jogo", disse.

Cabeça de chave do grupo verde, o russo Teymuraz Gabashvili, número 84 do ranking, é o tenista mais bem ranqueado entre os competidores do ATP Challenger Tour Finals. Para sua estreia, prevista para as 16h desta quarta-feira, Gabashvili duelará com o romeno Adrian Ungur, finalista da última edição do torneio que reúne os melhores do circuito Challenger.

"Eu espero ser visto em São Paulo como o jogador a ser batido, embora eu não me considere como principal favorito do torneio por conta do meu atual ranking. Todos os oito tenistas são campeões do circuito e sabem o caminho para vencer um torneio deste nível, que é sem dúvida o melhor entre os Challengers", avalia Gabashvili.

Já Adrian Ungur chega a São Paulo em situação oposta aos seus adversários. O romeno, por ser vice-campeão em 2012 do ATP Challenger Tour Finals, defende esta semana 60 pontos, um desafio que o pressiona a conquistar mais uma grande campanha em São Paulo não somente pelos pontos, mas pela chance de manter-se com esperanças de voltar ao top 100.

"Defender pontos é algo que sempre pressiona o tenista, mas tentarei permanecer centrado nos aspectos que envolvem o meu desempenho em quadra, em vez de me importar tanto com os pontos que preciso defender", avaliou Ungur, atual número 106 do ranking e que foi campeão nesta temporada em Arad (Romênia) e Tunis (Tunísia), ambos sobre o piso de saibro.

ATP Challenger Tour Finals
Data: 13 a 17 de novembro
Local: Sociedade Harmonia de Tênis - Rua Argentina, 903
Horário dos Jogos: a partir das 14h
Entrada gratuita

Critério de seleção dos jogadores: Os 7 jogadores com maior número de pontos no Circuito Challenger com o número máximo de 10 torneios. O oitavo jogador é Guilherme Clezar (convidado do país local da organização). Também terão dois jogadores reservas (Rogério Dutra Silva e João Souza).

Programação desta quarta-feira, dia 13

13h
Jesse Huta Gakung (NED) vs. Andrej Martin (SVK)
A seguir
Filippo Volandri (ITA) vs. Alejandro Gonzalez (COL)
Teymuraz Gabashvili (RUS) vs. Adrian Ungur (ROU)
Não antes das 19h
Oleksandr Nedovyesov (UKR) vs. Guilherme Clezar (BRA)
banner
banner