X
banner

Nadal vence jogão contra Wawrinka e termina ano como nº 1

Quarta, 06 de novembro 2013 às 14:57:05 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Rafael Nadal é o melhor de 2013. O espanhol derrotou o freguês Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com duplo 7/6, em 2h13min. Com a vitória, além de garantir o topo na temporada de 2013, Rafa se classificou antecipadamente para a semifinal do ATP Finals.

Durante toda a temporada, Nadal conquistou dois títulos de Grand Slam, em Roland Garros e no US Open, já faturou 10 canecos no geral e desbancou Novak Djokovic do topo. O sérvio vinha de duas temporadas consecutivas como o melhor do mundo. Tudo isso, depois de mais de sete meses afastado devido a uma lesão no joelho.

Na partida contra Wawrinka, Nadal foi exigido ao máximo pela grande atuação do oponente, que mostrou agressividade e coragem para enfrentar seu sólido desempenho.

A partida começou bastante equilibrada, mas Nadal passou à frente no quinto game, após dupla-falta do suíço. No sétimo game, Rafa teve oportunidades de quebrar outra vez, mas não conseguiu e quase pagou caro por isso.

De volta à partida, Stan começou a atacar com mais regularidade e ameaçou o serviço de Nadal. A quebra do suíço ocorreu justamente no décimo game, com bola vencedora de direita, quando Rafa sacava para o set. A definição acabou indo para o tie-break.

No desempate, os jogadores chegaram iguais em 5 a 5 para o momento crucial da série. Na hora de decidir, Nadal fez ponto espetacular defendendo todos os ataques do adversário e chegou ao set point. No ponto para fechar, Stan tropeçou na rede, voleou mal e levou a passada do número 1 do mundo, que fez 7 a 5. Revoltado com a derrota, Wawrinka destruiu a raquete.

No segundo set, Nadal parecia soberano quando quebrou no quarto game, após erro de direita de Wawrinka. Só que o suíço não desistiu, quebrou de volta no sétimo game com voleio curto incrível e passou a vender caro cada ponto na partida. Novamente a definição foi para o desempate.

No tie-break do segundo set, Nadal abriu boa vantagem no começo, com minibreak. Stan, no entanto, conseguiu dois pontos consecutivos no serviço de Nadal e chegou a liderar por 5 a 4. Na sequência, o suíço cometeu erro e perdeu a vantagem.

Wawrinka fez seu ponto, abriu 6 a 5 e chegou a ter um set point, mas Nadal salvou em seu saque e chegou ao match point em seguida. No ponto decisivo, Wawrinka errou direita na rede e o espanhol pôde comemorar, e muito, a vitória que o efetivou como o líder do ranking na temporada.

Com o resultado, Nadal chegou a 12 vitórias contra Wawrinka sem ter perdido nenhum set. Pelo Grupo A do ATP Finals, o espanhol lidera com duas vitórias e já está classificado, graças a dois triunfos em sets diretos. Wawrinka ainda está em boa condição, mas precisa esperar o próximo jogo, entre David Ferrer e Tomas Berdych, para saber qual resultado vai ser preciso na última rodada, quando enfrenta o espanhol.
banner
banner