X

Del Potro frustra Federer e é bicampeão na Basileia

Domingo, 27 de outubro 2013 às 14:15:49 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Um visitante indesejado. Pelo segundo ano consecutivo o argentino Juan Martin Del Potro, atual quinto do ranking, derrotou Roger Federer, sexto colocado, para conquistar o ATP 500 da Basileia, torneio na Suíça e na terra natal do dono de 17 Grand Slams. Foto: Reuters

Delpo, principal favorito, superou o pentacampeão do evento por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/3) 2/6 6/4 após 2h20min de encontro.

Em 2012 a situação foi a mesma com o argentino tirando o caneco de Roger em três sets. Desta vez ele tira a possibilidade de Roger Federer se garantir com uma semana de antecedência para o ATP World Finals de Londres, na Inglaterra. O suíço está perto da vaga, mas ainda não confirmado.

O argentino ergue seu quarto troféu no ano somando as conquistas dos ATPs 500 de Washington, EUA, Tóquio, Japão, e Roterdã, Holanda. Ele soma vices nos Masters 1000 de Indian Wells, EUA, e Xangai, China.

Federer, apesar da queda, fez sua primeira final após quatro meses. No ano ele venceu apenas em Halle, Alemanha, e foi vice em Roma, Itália, e agora em casa.

Este é o 17º troféu da carreira do argentino que venceu a quinta em dezoito jogos contra Federer.

O jogo

No primeiro set Delpo conseguiu a quebra para fazer 5/3, Federer reagiu, levou ao tie-break, mas o argentrino conseguiu uma miniquebra cedo e com devolução funda e erro do suíço fechou por 7/6 (7/3).

Na segunda etapa Federer imprimiu um forte ritmo, saiu quebrando, salvou chances do rival para marcar 3/0 e ir controlando até aplicar bela direita para fechar por 6/2 com quebra levando o público local ao delírio.

Na parcial final games longos de início e Delpo quebrou abrindo 2/0. O suíço tentou devolver a quebra, mas com raras chances e sem sucesso. Teve mais que defender seu saque e Delpo fez ótimos saques e direitas para efinir o jogo com belo backhand por 6/4.
banner
banner