X

Revelação brasileira de 14 anos, Pedretti busca sucesso

Quarta, 23 de outubro 2013 às 19:56:51 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Os principais favoritos e os tenistas baianos seguem avançando na busca pelo título do Bahia Juniors Cup, evento jogado nas quadras do Costa Verde Tênis Clube, em Salvador (BA), torneio da série ITF que conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos com pontos para o ranking Cosat (Sul-americano) dos 16 e 14 anos e ranking da CBT nos 12 anos.

A competição, com jogos diários a partir das 9h, horário baiano, conta com entrada gratuita ao público. O torneio tem apoio dos Correios, da SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e realização da Federação Bahiana de Tênis.

Tenista das Ilhas Maurício, Emmanuele De Beer, atual 447ª colocada do ranking, se garantiu na fase semifinal ao derrotar a brasileira Ana Luiza Farinha por 6/2 6/1 e enfrenta Erika Pereira ou Juliana Seabra: "Foi uma boa estreia, tive um pouco de dificuldade pois não jogava há um mês no piso duro, a bola era diferente dos outros torneios, então estava errando um pouco acima do normal, mas espero evoluir para a próxima partida", disse a tenista que no início do segundo set ora reclama com inglês e ora em francês com o treinador: "Em meu país falamos as duas línguas, então reclamar em uma ou outra no mesmo jogo vem naturalmente", finalizou a pupila da francesa Mary Pierce, dona de quatro Grand Slams no profissional e ex-top 3 mundial.

A revelação brasileira, Thaísa Pedretti, de apenas 14 anos e que já tem vitória no torneio profissional WTA de Curitiba (PR), superou com facilidade Isabella Gaban por 6/0 6/1 e lutará por uma vaga na decisão contra a carioca Nicole de Souza: "Foi uma boa estreia, consegui colocar bem minha tática de bolas fundas onde sei que ela tem dificuldades e acaba errando. Estou contente com minha exibição e agora espero seguir mantendo esse nível para seguir avançando no torneio".

Thaísa joga apenas seu quarto torneio na categoria 18 anos aproveitando a gira de eventos pelo Brasil. Ela se inspira no atual número 1 do mundo no masculino: "Tenho Nadal como referência pela sua personalidade dentro e fora de quadra. Não procuro copiar seus golpes, mas me espelho nele", diz a tenista que sonha em obter um pouco do sucesso do espanhol algum dia: "Quero ser uma boa profissional, fazer o melhor que puder. Sonho um dia ser uma top 10 do circuito e quem sabe número 1, terei que trabalhar muito para isso, tomara que alcance".

No fim deste ano, Pedretti jogará torneios nos Estados Unidos na categoria 14 anos, os famosos Eddie Heer e Orange Bowl, e para 2014 pretende disputar apenas eventos ITF nos 18 anos e tem o objetivo traçado: "Quero até o fim do próximo ano estar entre as 200, 100 melhores do mundo para entrar nas chaves dos Grand Slams".

No masculino, Igor Marcondes, principal favorito ao troféu, alcançou as quartas de final ao vencer uma batalha dramática contra Luiz Faria. No segundo game ele tropeçou, machucou o tornozelo e jogou no sacrifício. Esteve abaixo com quebra no terceiro set, mas virou e venceu por 7/6 1/6 7/5: "Foi na raça, não sei como venci esse jogo de hoje, tirei forças não sei daonde. Doeu bastante no primeiro set, mas consegui administrar bem, ele não jogou tão bem e venci. No segundo cansei e no terceiro set os dois jogaram muito bem e foi muito duro, consegui ir buscar o resultado", disse o tenista que fez um intenso trabalho de fisioterapia no torneio visando a recuperação para lutar por vaga nas semifinais nesta quinta-feira diante de Paulo Siracusa, seu parceiro de treino em São José dos Campos e oitavo pré-classificado.

O baiano Silas Cerqueira, segundo pré-classificado, segue na busca pelo título. Ele saiu de 0/4 no primeiro set para vencer por 7/5 6/1 ao tenista Lauro Madureira: "Comecei jogando mal, mas consegui buscar o resultado no primeiro set e joguei bem na segunda etapa", destacou o tenista de Feira de Santana (BA) que enfrentará Lucas Santos, sétimo favorito, em busca de uma vaga na semi.

Outro baiano com chance de título é Leonardo de Menezes. Ele se garantiu nas quartas de final da categoria 16 anos, que conta pontos pro ranking sul-americano, ao derrotar por 6/0 6/4 ao tenista Gabriel Batagin: "Fiz uma boa partida, tive um pouco de dificuldade para fechar no segundo quando abri 6/0 4/0, mas concluí", disse o jogador que encara Guilherme Cruz ou Luiz Nascimento.

Resultados parciais desta Quarta-Feira no ITF 18 anos (23/10):

Feminino - Quartas de Final
(1) Emmanuele De Beer (MRI) 2x0 Ana Farinha (BRA) 6/2 6/1
(2) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Isabella Gaban (BRA) 6/0 6/1
(3) Erika Pereira (BRA) 2x0 Juliana Seabra (BRA) 6/0 6/0
(4) Nicole De Souza (BRA) 2x0 Pamela Wu (BRA) 6/1 6/4

Masculino - Oitavas de Final
(1) Igor Marcondes (BRA) 2x1 Luiz Faria (BRA) 7/6 (7/5) 1/6 7/5
(2) Silas Cerqueira (BRA) 2x0 Lauro Madureira (BRA) 7/5 6/1
(3) Fernando Yamacita (BRA) 2x0 Igor Schattan (BRA) 6/4 7/5
Rafael Lowande (BRA) 2x0 (4) Santiago Salazar (BRA) 7/5 6/4
(5) Renan Hanayama (BRA) 2x1 (9) Lucas Sanches (BRA) 3/6 6/2 6/3
(8) Paulo Siracusa (BRA) 2x0 (12) Thiago de Souza (BRA) 6/1 7/6 (7/3)
(7) Lucas Santos (BRA) 2x0 Eduardo Mello (BRA) 6/3 6/4
(11) Gabriel Sidney (BRA) 2x0 Ighor Reis (BRA) 6/4 6/0

As finais do feminino estão previstas para sexta-feira a partir das 10h. As do masculino estão previstas para o sábado também a partir das 10h.

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Federação Bahiana de Tênis, Correios e Sudesb/Governo do estado da Bahia. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat. O torneio tem a transmissão dos principais jogos na TV Kobertura.

Serviço:
Costa Verde Tênis Clube - Avenida Orlando Gomes, 323 - Piatã, Salvador (BA)

Entrada Gratuita
banner
banner